Semana 3: Produção de texto
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Oralidade.
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados.
HABILIDADE(S): (EF89LP12A) Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. (EF89LP12B) Participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Vivência de diferentes papéis em um debate regrado: debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador.
TEMA: PRODUÇÃO DE TEXTO
Caro (a) estudante, nessa semana você vai colocar em prática tudo que aprendeu sobre o debate regrado. Hora de planejar e produzir.
BREVE APRESENTAÇÃO
Você aprendeu sobre o gênero textual: debate regrado e os operadores argumentativos. Agora, é sua vez de participar de um debate e expressar seu ponto de vista sobre um tema que costuma despertar opiniões controversas.
PARA SABER MAIS!
MAIS Você. Professores x alunos: debate esquenta sobre o uso de celulares nas escolas, 8 min.
Exibição em 8 ago. 2012. Disponível em:<https://globoplay.globo.com/v/2079088/?s=0s> Acesso
em 27 mar. 2021:
ATIVIDADES
1. Hora de colocar em prática tudo que você aprendeu sobre o gênero textual debate regrado.
O que?
Planejar e produzir um debate regrado sobre o tema “Uso do celular na escola: amigo ou adversário? ”
Para quem?
O público-alvo desse debate deverá ser a comunidade escolar.
a) Nesse momento você será o mediador, portanto, defina as regras preenchendo o quadro abaixo.

b) Hora de produzir: imagine que você é um dos debatedores.
Crie três argumentos que você usaria para defender seu ponto de vista. Não esqueça de usar os
operadores argumentativos estudados.
Argumento 1.
Argumento 2.
Argumento 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário