Semana 3: O discurso relatado
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Leitura e produção de texto.
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Estratégias de leitura. Apreciação e réplica.
HABILIDADE(S): (EF67LP28X) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos de terror, lendas de variadas culturas, principalmente brasileira (as indígenas, afro-brasileira), contos populares, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Gêneros: Contos, lendas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, crônicas.
INTERDISCIPLINARIDADE: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.
TEMA: O discurso relatado
Querido (a) estudante! Nesta semana, além de continuar analisando o gênero narrativo, você estudará dois modos de transmissão ou referência que o narrador faz da fala ou do pensamento das personagens. Boa semana de estudo para você!
BREVE APRESENTAÇÃO

PARA SABER MAIS:
TIPOS de Discurso na Narrativa. Brasil Escola, 2021. Disponível em: https://brasilescola.uol.com/. Acesso em: 30 mar. 2021.
ATIVIDADES
A verdade sobre os contos de fada é que não sabemos quem os inventou ou de onde eles vêm. É fato que os contos foram contados e repassados por gerações a gerações até o dia em que escritores como os Irmãos Grimm ou Charles Perrault os transcrevem para um livro. Desse modo, por terem sido repassados oralmente por tanto tempo, é esperado que existam diversas versões para um mesmo conto.
Algumas mudanças acontecem até mesmo em razão da tradução, por exemplo, a Cinderela da versão Perrault veste sapatinhos de cristal, porque ele traduziu erroneamente a palavra vair (pele) como verre (vidro, cristal).
A VERDADE e a origem dos contos de fadas. Just Lia. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2021.
Por falar em versões, que tal ler mais uma história com princesas e sapos?
Outro príncipe sapo (Jon Scieszka )
Era uma vez um sapo. Certo dia, quando estava sentado na sua vitória-régia, viu uma linda princesa descansando à beira do lago. O sapo pulou dentro da água, foi nadando até ela e mostrou a cabeça por cima das plantas aquáticas.
– Perdão, ó linda princesa, disse ele com sua voz mais triste e patética. Será que eu poderia contar com a vossa ajuda?
Assim, ela perguntou:
– O que posso fazer para te ajudar, sapinho?
– Bem, disse o sapo. Na verdade, eu não sou um sapo, mas um belo príncipe transformado em sapo pelo feitiço de uma bruxa malvada. E esse feitiço só pode ser quebrado pelo beijo de uma linda princesa.
A princesa pensou um pouco, depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um beijo.
– Foi só uma brincadeira, disse o sapo. Pulou de volta no lago, e a princesa enxugou a baba de sapo dos seus lindos lábios.
SCIESZKA, Jon; SMITH, Lane. O Patinho realmente feio e outras histórias malucas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997.
O texto que você acabou de ler também tem como personagens uma princesa e um sapo. Vamos às questões.
1. (ARMAZÉM DO TEXTO – 2018 Adaptada) O conto O outro príncipe sapo e seu conteúdo relatam:
a) uma divulgação científica.
b) um fato ocorrido.
c) o modo de fazer algo.
d) um fato imaginado.
2. (ARMAZÉM DO TEXTO – 2018 Adaptada) Podemos dizer que o humor ou a ironia dessa história
encontra-se:
a) na esperteza do sapo em enganar a princesa.
b) no jeito do sapo se dirigir a princesa.
c) no susto da princesa ao ver o sapo.
d) na voz patética do sapo, ao falar com a princesa.
3. (ARMAZÉM DO TEXTO – 2018 Adaptada) Releia a passagem a passagem abaixo:
– Perdão, ó linda princesa, disse ele com sua voz mais triste e patética.
Considerando o contexto da história, qual o significado da palavra “patética”?
a) comovente.
b) assustada.
c) crítica.
d) animada.
4. Observe os exemplos abaixo:
1. Maria afirmou: “O problema já está resolvido”. (Discurso direto)
2. Maria afirmou que o problema já estava resolvido. (Discurso indireto)

Dito isso, reestruture o conto O outro sapo, dando-lhe a forma de discurso indireto, isto é, transmita ao
leitor o que as personagens falaram ou pensaram na narrativa
5. O texto que acabou de ler, é constituído predominantemente por palavras concretas.

a) Identifique no conto apresentado exemplos de substantivos.
b) No trecho “O que posso fazer para te ajudar, sapinho”, qual é o efeito de sentido criado por meio do uso do grau do substantivo?
REFERÊNCIAS FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; MARUXO JR., José Hamilton. Língua portuguesa: linguagem e interação. Vol. 1, 3. ed. São Paulo: Ática, 2016
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