quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia da Poesia

Hoje comemoramos o Dia da Poesia. Você sabe por quê?

Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.

Por isso, escolhi alguns poemas de Mário Quintana.  Vamos ler poesia? Se você gostar de poesia como eu, então, poste uma que você gosta e deixe um comentário.

“Os Poemas”

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…
“Bilhete”

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve
ainda…


 “Eu Escrevi um Poema Triste”

Eu escrevi um poema triste
E belo, apenas da sua tristeza.
Não vem de ti essa tristeza
Mas das mudanças do Tempo,
Que ora nos traz esperanças
Ora nos dá incerteza…
Nem importa, ao velho Tempo,
Que sejas fiel ou infiel…
Eu fico, junto à correnteza,
Olhando as horas tão breves…
E das cartas que me escreves
Faço barcos de papel!


3 comentários:

Gheisa disse...

Ola professora!
Achei muito legal esses poemas gostei de todos mas o que eu achei mais interessante foi o poema "Os Poemas" pois falam de pássaros e eu gosto muito, e também porque é muito interessante.
bjsssssssss...

Florência Vieira disse...

Oi, Gheisa!
Os poemas são realmente muito bons.
Leia mais nos sites www.dominiopuplico.gov.br e virtualbooks.terra.com.br.
Abraços,
Florência

Florência Vieira disse...

manoel ferreira lima neto deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Dia da Poesia":

Florencia adorei o video sobre o livro e adorei o blog.

Oi, Manoel! Ocorreu um erro e sem querer apaguei seu comentário, mas estou publicando o mesmo que estava no meu e-mail, ok.
O vídeo é divertido e tem uma música agradável.
Abraços. :)

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!