Semana 1: Estratégias e procedimentos de leitura
UNIDADE(S) TEMÁTICA: Leitura.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Estratégias e procedimentos de leitura; Relação do verbal com outras semioses; Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.
HABILIDADE(S):(EF69LP32) / (EF69LP33)
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Relacionar as partes verbais (texto verbal), não-verbais (imagens) e híbridas (imagens e textos verbais de um infográfico) que compõem um texto de divulgação; Linguagens não verbais como formas de “retextualizar” o dito verbalmente.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Estratégias e procedimentos de leitura; Relação do verbal com outras semioses; Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.
HABILIDADE(S):(EF69LP32) / (EF69LP33)
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Relacionar as partes verbais (texto verbal), não-verbais (imagens) e híbridas (imagens e textos verbais de um infográfico) que compõem um texto de divulgação; Linguagens não verbais como formas de “retextualizar” o dito verbalmente.
Atividade do 8ºano
1 — Leia o texto a seguir e responda às questões.
01. Qual é o assunto tratado no texto?
02. Transcreva as informações principais desse texto.
2 — Leia o texto a seguir e responda.
01. Observe os trechos abaixo e classifique-os em informações principais ou informações
secundárias.
a) “...um sambaqui, que leva esse nome de origem tupi, que significa “amontoado de conchas”.”
b) “...hoje, os sambaquis são considerados sítios arqueológicos...”
c) “...lugares que guardam muito da história do homem e da natureza.”
d) “Eles ganharam esse nome porque construíam os grandes amontoados de conchas e
outros materiais...”
02. Retire do texto as palavras-chave e escreva-as abaixo.
3 — Leia os textos abaixo e responda às questões.
01. Sobre qual assunto esses textos tratam?
02. Qual o gênero de cada um desses textos?
03. A quem interessam os dados apresentados nos dois textos?
04. Os dados disponibilizados são claros? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário