quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Semana 2 - PET Volume IV -9º ANO

Semana 2: Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura. 
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão; Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. 
HABILIDADE(S): (EF69LP47A). (EF69LP47B)
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Partes essenciais do texto; Leitura de conto, poemas, romances, conto em quadrinhos; Enredo e o foco narrativo.

ATIVIDADE  9º ANO

1 — Leia o texto abaixo com atenção e responda às questões.


01. Observe os trechos abaixo e grife as expressões que marcam a passagem do tempo no enredo. 
a) “Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio.” 
b) “E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.” 
c) “Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se...” 
02. O que fazia com que o girassol se destacasse na história? 
03. Como podemos caracterizar o dono do jardim nesse texto? 
04. Retire do texto uma fala do narrador e uma fala de um personagem. 
NARRADOR :
PERSONAGEM:

2 — Leia os textos e responda.


01. O narrador participa da história, ou apenas conta o que aconteceu? 
02. Qual conflito gerou o enredo? 
03. As indagações da criança foram respondidas em que momento? 
04. Segundo o texto, o que o pai quis dizer com “Então, cada um conta com o que tem à mão.”? 
05. Após o desenvolvimento do clímax, passada a tensão, que sentimento se percebe entre a criança e a avó?

3 — Leia o texto abaixo e responda às questões.

01. Que elemento mostra o tempo no texto? 
02. Qual a função das reticências no último quadrinho? 
03. Qual a semelhança desse texto com a narrativa da atividade anterior?

Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!