Projeto Baobá - Consciência Negra
Em novembro, aqui em Minas, acontece a "Semana da Educação para a Vida" e uma das ações é a culminância do nosso Projeto Institucional - Projeto Baobá. Temos grupos de danças afro-brasileiras como o Maculelê, Puxada de rede, capoeira, Terno dos Temerosos, entre outras atividades que enaltecem as culturas africanas e afro-brasileiras.
Esse ano os alunos conhecetam a simbologia Adinkra, produziram textos poéticos,, declamaram poemas, entre outras várias atividades que promovem a cultura afro-brasileira.
O poema abaixo é do escritor Solano Trindade. Fizemos a leitura do poema, debatemos as questões apresentadas nele e depois cada aluno confeccionou a sua gravata colorida.Exposição sobre vida e obra de Solano Trindade e painel de gravatas coloridas.
Gravata colorida
Quando eu tiver bastante pão
para meus filhos
para minha amada
pros meus amigos
e pros meus vizinhos
quando eu tiver
livros para ler
então eu comprarei
uma gravata colorida
larga
bonita
e darei um laço perfeito
e ficarei mostrando
a minha gravata colorida
a todos os que gostam
de gente engravatada...
(O poeta do povo, p. 89)
Segue link para pesquisa.
SANKOFA
Sankofa, parte de um conjunto de ideogramas chamados adinkra, representado por um pássaro que volta a cabeça à cauda. O símbolo é traduzido por: “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”."
Trabalhamos com esse ideograma traçando um paralelo entre o que significa Sankofa e sobre as nossas ações.
1° Leitura e roda de conversa: apresentei o tema "Adinkra - Sabedoria em símbolos africanos" retirado do livro " Olhar a África (Regina Claro) e li a narrativa do surgimento dessa tradição, que era estampada em tecidos, esculpida em madeira e hoje até como tatuagem;
2° Produção de texto: pensamentos poéticos a partir da ressignificação do presente para construir o futuro;
Nenhum comentário:
Postar um comentário