Oficina da palavra
Caderno
de gêneros e produção textual
Objetivo geral:
O domínio da linguagem, como
atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico
utilizado por uma comunidade linguística, são condições de possibilidade de
plena participação social. Pela linguagem, os homens e mulheres se comunicam,
também têm acesso à informação, expressão e defendem pontos de vista, partilham
e constroem visões de mundo, produzem cultura. Assim, um projeto educativo
comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e
a responsabilidade de construir para garantir a todos os alunos o acesso aos
saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.
PCNs – Língua Portuguesa,
p. 19
Objetivos específicos
- Desenvolver o hábito da leitura e da escrita;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Despertar o prazer pela leitura e pela produção de textos de diferentes gêneros;
- Proporcionar momentos de lazer, diversão, entretenimento e valorização da cultura popular;
Apresentação
“...registro é história, memória individual e coletiva
eternizadas na palavra grafada.”
Madalena Freire
O caderno de gêneros e produção textual
é uma coleção organizada e planejada de trabalhos produzidos pelos alunos ao
longo do ano letivo. Constitui uma seleção de gêneros textuais. Gêneros
textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou
não, utilizados como formas de organizar a linguagem.
As produções textuais têm por
finalidade proporcionar uma visão alargada e pormenorizada dos diferentes
componentes de desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral de cada aluno. Os
trabalhos serão selecionados de forma a revelar as aprendizagens mais
significativas neste percurso escolar.
Portanto, o portfólio tem como
característica a construção contínua, progressiva e dinâmica do processo de
ensino aprendizagem. Dessa forma, representa o pensamento, sentimento, a
maneira de agir e as competências e habilidades em leitura e escrita,
consolidadas pelos alunos durante o processo de ensino, no qual o professor
assume o papel de mediador e orientador. Além da troca de experiências e interação
entre colegas e professora.
Regulamento
Da
organização caderno:
O caderno deverá ser confeccionado
individualmente. As produções textuais serão realizadas nas aulas de Língua
Portuguesa e Literatura, conforme orientações da professora. Utilizaremos para
produzir tais textos as orientações do “Mão na massa” do livro didático, retextualizações
de outros textos ou livros, entre outros.
A produção dos textos
deve ser individual, porém alguns textos poderão acontecer de forma coletiva, se assim for determinado pela professora.
Da Participação
- Poderão participar os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental regularmente matriculados na Escola Estadual Pio XII, ficando excluída a participação de outros .
- Cada concorrente poderá participar com um caderno de gêneros e produção textual e com um poema e uma fábula, para tanto os textos deverão ser de sua própria autoria e inéditos, ou seja, nunca terem sido publicados. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet.
Da Comissão julgadora escolar
A
comissão deve ser composta por até seis avaliadores, entre o diretor,
supervisor, professores de Língua Portuguesa e/ou representantes da comunidade
escolar. Pessoas que tenham vínculo familiar, de parentesco ou convivência com
os participantes não poderão ser membro da comissão.
A
comissão deverá selecionar três cadernos, entre as três turmas, para a
premiação do 1º, 2º e 3º lugar e apenas um texto de cada gênero (poema ou
fábula) por turma.
Avaliação do caderno de gêneros
Critérios
|
Pontuação
|
Descritores
|
Originalidade
(marcas de autoria)
|
2,0
|
·
O autor elaborou de modo próprio e original seu
texto.
·
O texto envolve o leitor.
·
Há um modo peculiar de apresentar suas ideias.
|
Adequação ao gênero
|
2,5
|
v
Adequação discursiva:
·
O texto deixa transparecer sentimentos, impressões
ou apreciações sobre o que se escreve.
·
A organização geral do texto está de acordo com o
tipo de gênero determinado.
|
2,5
|
v
Adequação linguística:
·
Para construção de poema, o autor utiliza dos
recursos poéticos (efeitos sonoros, figuras de linguagem ou outros recursos
estéticos).
·
Para construção de texto narrativo apresenta
tempo, espaço, personagens, sequência lógica, narrador...
·
O texto é coeso.
|
|
Convenções de escrita
|
2,0
|
·
O texto segue as convenções da escrita
(morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação) ou rompe com elas
propositalmente.
|
Zelo
|
1,0
|
·
O autor administrou com dedicação, cuidado e
higiene seu caderno.
|
Da premiação
A cerimônia
pública de entrega do Prêmio Literário cuja a temática é “Onde vivo e o que em
mim vive” em homenagem às Olimpíadas de Língua Portuguesa acontecerá na Escola
Estadual Pio XII no dia 23 de outubro de 2012, em evento específico e segundo
critérios a definir oportunamente.
A premiação do caderno constará
de:
1º Prêmio: Caderno 1- Cesta literária,
kit escolar e bombom ou doces.
2º Prêmio: Caderno 2- Livro e kit
escolar.
3º Prêmio: Caderno 3– Livro e kit
escolar.
A premiação dos textos constará de:
- 6º Graciliano Ramos
1º Prêmio fábula – Livro, kit escolar e doces.
1º Prêmio poema – Livro e kit escolar e doces.
- 6º Mário Quintana
1º Prêmio fábula – Livro, kit escolar e doces.
1º Prêmio poema – Livro e kit escolar e doces.
- 6º Vinícius de Moraes
1º Prêmio fábula – Livro e kit escolar
e doces.
1º Prêmio poema – Livro e kit escolar e doces.
Obs: kits a definir.
Cronograma
Atividade
|
Responsáveis
|
Datas
|
Avaliação
dos cadernos pela comissão julgadora
|
Professora Florência e comissão
|
16/10 a 19/10
|
Premiações
|
Professora Florência e direção
|
23/10
|
Culminância
|
Professora Florência e alunos
|
23/10
|
Fonte: OLP - Caderno do professor / Orientação para produção de textos
2 comentários:
Oi Florência!
Que projeto grandioso, parabéns!
Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar OS DOZE ZUMBIS & A CADELA BRAMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
Abraço e um excelente feriado!
Bom dia, Jeferson!
Obrigada! Estou muito envolvida com esse projeto e realizada. Trabalhar com produção textual é uma delícia, principalmente poema.
Assim que eu puder lerei com o maior prazer.
Abraços,
Florência
Postar um comentário