quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Caderno de gêneros


Oficina da palavra
Caderno de gêneros e produção textual



Objetivo geral:


O domínio da linguagem, como atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística, são condições de possibilidade de plena participação social. Pela linguagem, os homens e mulheres se comunicam, também têm acesso à informação, expressão e defendem pontos de vista, partilham e constroem visões de mundo, produzem cultura. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de construir para garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.

PCNs – Língua Portuguesa, p. 19


Objetivos específicos

  • Desenvolver o hábito da leitura e da escrita;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Despertar o prazer pela leitura e pela produção de textos de diferentes gêneros;
  • Proporcionar momentos de lazer, diversão, entretenimento e valorização da  cultura popular;



Apresentação

 “...registro é história, memória individual e coletiva 
eternizadas na palavra grafada.”
Madalena Freire


O caderno de gêneros e produção textual é uma coleção organizada e planejada de trabalhos produzidos pelos alunos ao longo do ano letivo. Constitui uma seleção de gêneros textuais. Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não, utilizados como formas de organizar a linguagem.
As produções textuais têm por finalidade proporcionar uma visão alargada e pormenorizada dos diferentes componentes de desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral de cada aluno. Os trabalhos serão selecionados de forma a revelar as aprendizagens mais significativas neste percurso escolar.
Portanto, o portfólio tem como característica a construção contínua, progressiva e dinâmica do processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, representa o pensamento, sentimento, a maneira de agir e as competências e habilidades em leitura e escrita, consolidadas pelos alunos durante o processo de ensino, no qual o professor assume o papel de mediador e orientador. Além da troca de experiências e interação entre colegas e professora.

Regulamento

Da organização caderno:

O caderno deverá ser confeccionado individualmente. As produções textuais serão realizadas nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, conforme orientações da professora. Utilizaremos para produzir tais textos as orientações do “Mão na massa” do livro didático, retextualizações de outros textos ou livros, entre outros.
A produção dos textos deve ser individual, porém alguns textos poderão acontecer de forma coletiva, se assim for determinado pela professora.


Da Participação
  1.  Poderão participar os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental regularmente matriculados na Escola Estadual Pio XII, ficando excluída a participação de outros .
  2.  Cada concorrente poderá participar com um caderno de gêneros e produção textual e com um poema e uma fábula, para tanto os textos deverão ser de sua própria autoria e inéditos, ou seja, nunca terem sido publicados. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet.


Da Comissão julgadora escolar

A comissão deve ser composta por até seis avaliadores, entre o diretor, supervisor, professores de Língua Portuguesa e/ou representantes da comunidade escolar. Pessoas que tenham vínculo familiar, de parentesco ou convivência com os participantes não poderão ser membro da comissão.
A comissão deverá selecionar três cadernos, entre as três turmas, para a premiação do 1º, 2º e 3º lugar e apenas um texto de cada gênero (poema ou fábula) por turma.


Avaliação do caderno de gêneros

Critérios
Pontuação
Descritores

Originalidade
(marcas de autoria)


2,0
·         O autor elaborou de modo próprio e original seu texto.
·         O texto envolve o leitor.
·         Há um modo peculiar de apresentar suas ideias.



Adequação ao gênero


2,5
v  Adequação discursiva:

·         O texto deixa transparecer sentimentos, impressões ou apreciações sobre o que se escreve.
·         A organização geral do texto está de acordo com o tipo de gênero determinado.


2,5
v  Adequação linguística:

·         Para construção de poema, o autor utiliza dos recursos poéticos (efeitos sonoros, figuras de linguagem ou outros recursos estéticos).
·         Para construção de texto narrativo apresenta tempo, espaço, personagens, sequência lógica, narrador...
·         O texto é coeso.




Convenções de escrita


2,0

·         O texto segue as convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação) ou rompe com elas propositalmente.



Zelo


1,0

·         O autor administrou com dedicação, cuidado e higiene seu caderno.





Da premiação

A cerimônia pública de entrega do Prêmio Literário cuja a temática é “Onde vivo e o que em mim vive” em homenagem às Olimpíadas de Língua Portuguesa acontecerá na Escola Estadual Pio XII no dia 23 de outubro de 2012, em evento específico e segundo critérios a definir oportunamente.

A premiação  do caderno constará de:

1º Prêmio: Caderno 1- Cesta literária, kit escolar e bombom ou doces.
2º Prêmio: Caderno 2- Livro e kit escolar.
3º Prêmio: Caderno 3– Livro e kit escolar.

A premiação dos textos constará de:

  • 6º Graciliano Ramos


1º Prêmio fábula – Livro, kit escolar e doces.
1º Prêmio poema – Livro e kit escolar e doces.

  • 6º Mário Quintana


1º Prêmio fábula – Livro, kit escolar e doces.
1º Prêmio poema – Livro e kit escolar e doces.

  •  6º Vinícius de Moraes


1º Prêmio fábula – Livro e kit escolar e doces.
1º Prêmio poema – Livro e kit escolar e doces.

Obs: kits a definir.

Cronograma

Atividade
Responsáveis
Datas

Avaliação dos cadernos pela comissão julgadora


Professora Florência e comissão

16/10 a 19/10 

Premiações


Professora Florência e direção

23/10

Culminância

Professora Florência e alunos

23/10

Fonte: OLP - Caderno do professor / Orientação para produção de textos

2 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Oi Florência!
Que projeto grandioso, parabéns!
Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar OS DOZE ZUMBIS & A CADELA BRAMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
Abraço e um excelente feriado!

Florência Vieira disse...

Bom dia, Jeferson!

Obrigada! Estou muito envolvida com esse projeto e realizada. Trabalhar com produção textual é uma delícia, principalmente poema.
Assim que eu puder lerei com o maior prazer.
Abraços,
Florência

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!