segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Textos de jornal

Classificados

Os Classificados configuram-se num  gênero publicado em jornais cuja função sócio comunicativa pode ser entendida como vender, alugar ou trocar produtos e serviços diversos. Além disso, esse gênero, como todo texto publicado em jornais, tem a função ética de informar os leitores da maneira mais objetiva possível, a respeito de um assunto ou acontecimento específico.( Manual de Redação e Estilo do Estado de S. Paulo)

Como os Classificados podem desenvolver temas diversos, pode-se dizer que esse gênero está relacionado a quatro espécies, caracterizadas pelo conteúdo que veiculam. Assim, temos classificados de imóveis, classificados de veículos, classificados  de empregos e classificados de serviços diversos. Isso varia de suporte para suporte.

Veja alguns exemplos:






Nota Jornalística

O Gênero Nota Jornalística "é uma notícia que se caracteriza pela brevidade do texto, ou pequena notícia que se destina a informação rápida". (Andrade e Medeiros)


A estrutura da nota jornalística pode ser definida da seguinte forma:

a) nota noticiosa: relata uma notícia de modo sintético;

b) nota comentário: apresenta um ponto de vista do escritor / jornalista sobre determinado fato ou aspecto da realidade, oscilando entre a análise e a opinião;

c) nota comentário relatado: relata o ponto de vista de algum opinante (pessoa ou instituição) sobre determinado fato ou aspecto da realidade.

Veja um exemplo:

Redação do ENEM

Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira (5), um guia para a redação do Enem - marcado para o fim de outubro. Além de mostrar exemplos de bons textos, o manual esclarece dúvidas frequentes.

Baixe o guia para a redação do Enem 2013



Enquete


Conjunto de testemunhos ou pesquisas ordenadas por uma autoridade ou organizadas por um jornal, uma empresa comercial etc., com o fim de elucidar uma questão de interesse geral.
Veja um exemplo:
Enquete sobre música e culturas juvenis.

Como você avalia os ritmos musicais (funk, hip hop, sertanejo universitário, rock, entre outros) que são apreciados pelos jovens?
  • São uma boa amostra da diversidade cultural de nossas juventudes.
  •  Acredito que são ondas passageiras, que não acrescentam à vida e à cultura das pessoas.
  •  Os ritmos não são ruins, nem bons. O que importa é avaliar as mensagens que algumas músicas transmitem.
  • Não tenho opinião formada sobre o assunto. 

Um comentário:

Théo Santana disse...

Querida Professora, Florência.

Eu gosto muito do seu projeto "Jornal Mural" Pio XII em Ação - Coletânea de Texto pois estou aprendendo sobre vários gêneros textuais, inclusive as entrevistas ao vivo com convidados especiais.

Com esse projeto, o aluno tem a oportunidade de publicar o seu trabalho e se informar cada vez mais com as suas orientações.

Gostaria de sugerir que uma vez por mês fosse feita a leitura de um livro e o resumo do mesmo fosse publicado no projeto.

Acho que ficaria interessante.



Parabéns ! Abraços.



Theo Santana Nunes - 6°HF

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!