terça-feira, 26 de maio de 2020

Atividade complementar para o 8º ano - Texto Paciência

Objeto de conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertecentes aos gêneros literários / Variação linguística.
Habilidades: EF 69 LP 54) / EF 69 LP 55X

Esta atividade propõe a leitura e a interpretação do texto. Responda as questões no seu caderno. Faça cabeçalho para identificar a atividade.

Paciência (Lenine)

Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

A vida não para.


Enquanto o tempo

Acelera e pede pressa

Eu me recuso, faço hora

Vou na valsa

A vida é tão rara.

 

Enquanto todo mundo

Espera a cura do mal

E a loucura finge

Que isso tudo é normal

Eu finjo ter paciência.

 

O mundo vai girando

Cada vez mais veloz

A gente espera do mundo

E o mundo espera de nós

Um pouco mais de paciência

 

Será que é tempo

Que lhe falta pra perceber?

Será que temos esse tempo

Pra perder?

E quem quer saber?

A vida é tão rara

Tão rara

 

Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

Eu sei, a vida não para

A vida não para não

 

Será que é tempo

Que lhe falta pra perceber?

Será que temos esse tempo

Pra perder?

E quem quer saber?

A vida é tão rara

Tão rara

 

Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

Eu sei, a vida é tão rara

A vida não para não

 

A vida é tão rara.

                                              Composição: Dudu Falcão / Lenine.

Entendendo a canção:

01 – De que trata a canção?

 

02 – Na primeira estrofe o eu lírico questiona o ritmo acelerado que vivemos. Copie os versos.

 

03 – Nos versos: “Enquanto todo mundo

                             Espera a cura do mal

                             E a loucura finge

                             Que isso tudo é normal

                             Eu finjo ter paciência.”

 

O que o eu lírico quis dizer?

 

04 – Na segunda estrofe, o eu lírico recusa-se a ter pressa. A justificativa está expressa no item:

 

a)   A vida é rara e merece ser vivida plenamente em cada segundo.

b)   A valsa é um estilo de música que não exige pressa dos bailarinos.

c)   O eu lírico não gosta de seguir padrões a ser igual a todo mundo.

d)   O eu lírico relaciona a loucura a ideia de ter pressa.

 

05 – Segundo a canção, é correto afirmar:

 

a)   O eu lírico crê que as pessoas estão necessitando de alma porque vivem com paciência.

b)   O eu lírico não compreende a pressa das pessoas, por isso age de outro modo.

c)   As pessoas prendem-se ao fato de a vida não parar para ter pressa de viver.

d)   A recusa à pressa foi uma necessidade do eu lírico, não uma opção.

 

06 – Nos versos 17 e 18, há duas indagações feitas pelo eu lírico – uma em que ele se exclui e a outra em que se inclui. Sobre elas, é correto afirmar:

 

a)   Sua inclusão na segunda pergunta indica o quanto ele também se sente perdendo tempo.

b)   Sua exclusão na primeira pergunta indica que ele se coloca como um entendimento superior em relação às pessoas.

c)   Sua exclusão na segunda pergunta indica que ele também se percebe na velocidade do tempo.

 

07 – Dizer que o corpo pede “um pouco mais de alma”, é o mesmo que dizer que:

 

a)   Por vezes necessitamos sair do automatismo da vida cotidiana.

b)   Sentimos necessidade de rezar.

c)   Sentimos necessidade de sermos bons.

d)   O eu lírico associa alma à paciência.

 

08 – “Eu sei / A vida não para” (v. 22-23). Na canção, saber que “A vida não para”, significa:

 

a)   Aceitar a existência de um modo de vida mecânica, ainda que não concorde com ele.

b)   Conformar-se, até certo ponto, com o modo corrido de viver a vida.

c)   Ironizar a falta de vontade de uma mudança radical no modo de vida.

d)   Compreender o quanto é difícil olhar mais para si diante do turbilhão da vida diária.

 

09 – A oposição que baseia a canção é:

 

a)   Velocidade X loucura.

b)   Pressa X paciência.

c)   Mundo X tempo.

d)   Paciência X calma.

 

10 – A expressão “Vou na valsa” (v. 09) no contexto da canção significa:

 

a)   Distanciar-se das pressões da correria da vida.

b)   Seguir sempre o mesmo compasso em seus atos, sem deter-se ou apressar-se.

c)   Brincar com necessidade de tempo para tudo.

d)   Negar-se a um posicionamento sobre a questão.

 

11- Que mensagem a canção lhe transmitiu? Comente:

 

12- Ilustre a música em seu caderno, colorindo bem.


                                                                                                                                                                                                                           Fonte: Blog Armazém o texto.  https://armazemdetexto.blogspot.com/ 

2 comentários:

Unknown disse...

Devemos ter paciência, pois a vida é rara.



Aluno: Michael de Souza Teixeira 8 ano

Unknown disse...

Devemos ter paciência, pois a vida é rara.



Aluno: Michael de Souza Teixeira 8 ano

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!