quarta-feira, 27 de maio de 2020

Atividade complementar para o 9º ano - Texto Paciência

Objeto de conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertecentes aos gêneros literários / Variação linguística.
Habilidades: EF 69 LP 54)  / EF 69 LP 55X

Esta atividade propõe a leitura e a interpretação do texto. Responda as questões no seu caderno. Faça cabeçalho para identificar a atividade.


Paciência

Mesmo quando tudo pede
um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para...

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso, faço hora,
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo
espera a cura do mal
E a loucura finge
que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando
cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
O mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo
que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara...
Tão rara...
(Lenine e Dudu Falcão)

01) De acordo com a música, é correto afirmar que:

(a) o autor não está preocupado com a vida, vive do seu jeito.
(b) o autor deixa transparecer que não devemos ser escravos do tempo.
(c) o autor rejeita a ideia de parar porque a vida não para.
(d) o autor acha que devemos evitar com antecedência as situações que nos causam inquietude.

02) O autor da música descreve a importância da “Paciência” e essa valorização evidencia-se corretamente pela:

(a) oposição entre a loucura e a pressa do mundo.
(b) descrição dos fatos da vida como a cura do mal, a velocidade do mundo e a loucura fingida.
(c) comparação entre a vida que é tão rara e a loucura que é normal.
(d) correlação entre a pressa do mundo e o valor da vida.

03) No contexto, a expressão “vou na valsa” (linha 09) significa:

(a) dançar conforme a música.
(b) levar a vida suavemente.
(c) saber esperar o momento certo.
(d) correr contra o tempo.

04) Nos versos "Mesmo quando tudo perde" (primeira estrofe), "Até quando o corpo pede" (primeira estrofe) e "Enquanto o tempo acelera" (segunda estrofe), os elementos de coesão destacados expressam, respectivamente, ideias de:

(a) tempo, tempo, concessão
(b) concessão, concessão, tempo
(c) concessão, tempo, adversidade
(d) adversidade, proporcionalidade, concessão
(e) tempo, proporcionalidade, concessão

05) Sabendo que ANTÍTESE consiste no uso de palavras contrárias, transcreva do texto um bom exemplo, e explicando a importância para a canção:

06) Que função da linguagem predomina no texto em questão? Justifique sua resposta:

07) O que significa o verso "vou na valsa"? Explique a sua importância para o contexto, como um todo:

08) Explique o aparente PARADOXO presente no verso "E a loucura finge que isso tudo é normal":

09) Você acha que o mundo precisa mesmo de um pouco mais de paciência? Por quê? Você se considera uma pessoa paciente?

10) Que mensagem a canção lhe transmitiu? Comente:

11) Ilustre a música em meia folha A4 ou em seu caderno, colorindo bem.

12) Diga a que classe gramatical pertence cada palavra destacada no texto:



Fonte: Blog Artmanhas da Língua. https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/

Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!