Habilidades: EF 69 LP 54) / EF 69 LP 55X
Esta atividade propõe a leitura e a interpretação do texto. Responda as questões no seu caderno. Faça cabeçalho para identificar a atividade.
Paciência
Mesmo quando tudo pede
um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para...
Enquanto o tempo
Acelera e
pede pressa
Eu me recuso, faço hora,
Vou na valsa
A vida é tão rara...
Enquanto todo mundo
espera a cura do mal
E a loucura finge
que isso tudo é normal
Eu finjo
ter paciência...
O mundo vai girando
cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
O mundo
espera de nós
Um
pouco mais de
paciência...
Será que é tempo
que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
pra perder?
E quem
quer saber?
A vida
é tão rara...
Tão
rara...
(Lenine
e Dudu Falcão)
01) De acordo com a música, é
correto afirmar que:
(a) o autor não está
preocupado com a vida, vive do seu jeito.
(b) o autor deixa transparecer
que não devemos ser escravos do tempo.
(c) o autor rejeita a ideia de
parar porque a vida não para.
(d) o autor acha que devemos
evitar com antecedência as situações que nos causam inquietude.
02) O autor da música descreve
a importância da “Paciência” e essa valorização evidencia-se corretamente pela:
(a) oposição entre a loucura e
a pressa do mundo.
(b) descrição dos fatos da
vida como a cura do mal, a velocidade do mundo e a loucura fingida.
(c) comparação entre a vida
que é tão rara e a loucura que é normal.
(d) correlação entre a pressa
do mundo e o valor da vida.
03) No contexto, a expressão
“vou na valsa” (linha 09) significa:
(a) dançar conforme a música.
(b) levar a vida suavemente.
(c) saber esperar o momento
certo.
(d) correr contra o tempo.
04) Nos versos "Mesmo quando tudo perde" (primeira
estrofe), "Até quando o corpo
pede" (primeira estrofe) e "Enquanto
o tempo acelera" (segunda estrofe), os elementos de coesão destacados
expressam, respectivamente, ideias de:
(a) tempo, tempo, concessão
(b) concessão, concessão,
tempo
(c) concessão, tempo,
adversidade
(d) adversidade,
proporcionalidade, concessão
(e) tempo, proporcionalidade,
concessão
05) Sabendo que ANTÍTESE
consiste no uso de palavras contrárias, transcreva do texto um bom exemplo, e explicando
a importância para a canção:
06) Que função da linguagem
predomina no texto em questão? Justifique sua resposta:
07) O que significa o verso
"vou na valsa"? Explique a sua importância para o contexto, como um
todo:
08) Explique o aparente
PARADOXO presente no verso "E a loucura finge que isso tudo é
normal":
09) Você acha que o mundo
precisa mesmo de um pouco mais de paciência? Por quê? Você se considera uma
pessoa paciente?
10) Que mensagem a canção lhe
transmitiu? Comente:
11) Ilustre a música em meia
folha A4 ou em seu caderno, colorindo bem.
12) Diga a que classe
gramatical pertence cada palavra destacada no texto:
Fonte: Blog Artmanhas da Língua. https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário