segunda-feira, 22 de março de 2021

PET Volume I - Semana 2 - 8º ano

Semana 2: Textos publicitários

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Leitura.
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Efeitos de sentido. Exploração da multissemiose. HABILIDADE(S): (EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Leitura de comentários. Leitura de entrevista. Leitura de imagens. Leitura de memes. Leitura de notícias. Leitura de tirinhas. Texto verbal e imagem.

TEMA: TEXTOS PUBLICITÁRIOS 
Prezado (a) estudante! Nesta semana você vai relembrar aspectos do texto publicitário e suas condições de produção, analisando as semioses (imagens, cor, som, movimento, entre outros). 

RECAPITULANDO 
Os textos publicitários compreendem gêneros discursivos que procuram despertar no interlocutor o desejo de comprar algo, seja um produto, uma ideia ou aderir a uma causa. São, por essa razão, considerados persuasivos. Os textos publicitários valem-se de diferentes recursos da linguagem para conseguir a adesão do leitor àquilo que vendem ou sugerem. São gêneros que exemplificam o discurso publicitário: anúncios (em revistas e outdoors, televisivos e radiofônicos, em portais da internet), cartazes, panfletos, folhetos, folders etc. 
FONTE: ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015



                                        ATIVIDADES

Observe a peça publicitária abaixo para responder às questões.
Disponível em http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/secretaria-lanca-campanha-publicitaria-de-saude-da-mulher. 

1. Qual o objetivo da campanha publicitária para a qual a peça foi criada? 
2. Podemos afirmar que os criadores da peça consideram as imagens como parte de sua estratégia de convencimento dos leitores. Por quê?
3. A intenção de uma campanha publicitária é levar o leitor a agir de uma determinada maneira. Qual a função do slogan nessa peça publicitária? Explique.
4. Articulando dois tipos de linguagem que se complementam, a verbal e a visual, o texto resulta numa peça publicitária simples e direta. No entanto, é incorreto afirmar que:

a) Essa campanha publicitária é uma alusão ao “Novembro Azul”, com objetivo de conscientizar quanto à prevenção e ao controle do câncer de mama.
b) Essa campanha publicitária é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com o objetivo de contribuir para que a mulher conheça melhor sobre o seu corpo.
c) Como estratégia, a secretaria aponta como fundamental para o atendimento a consideração das singularidades das mulheres independentemente da cor ou situação em que se encontrem.
d) O slogan da campanha estimula o autocuidado, recomendando a mudança de hábitos.

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