segunda-feira, 6 de setembro de 2021

8º ano - Semana 6 - PET Volume 3

Semana 6: Produzindo um relato pessoal

UNIDADE (S) TEMÁTICAS: Produção de texto. 
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição. HABILIDADE(S): (EF89LP25) Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Produção de relato. Expressão corporal, contato visual com o interlocutor, entonação, postura ética. Produção de verbete.

TEMA
Produzindo um relato pessoal Quem nunca passou por um mico? Todos nós já passamos por situações constrangedoras que às vezes são motivo de risadas por outras pessoas. Veja o exemplo abaixo. 

Tinha uma porta no meio do caminho... 

“Uma vez fui a uma festa na casa de um amigo do meu irmão e não conhecia ninguém lá. Mas avistei um menino lindo dentro do salão e quando fui falar com ele… PÁ! Enfiei minha cara numa porta de vidro, quase caí pra trás e todo mundo viu, até ele. Fui cambaleando até o banheiro pra ver se não tinha quebrado o nariz. Foi horrível demais! ” 

Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2021.

ATIVIDADES

1 - Agora é com você! Hora de produzir! 

Você deverá escolher uma pessoa, pode ser seu pai, sua mãe, seu irmão ou um amigo próximo e peça que lhe conte uma situação constrangedora ou engraçada pela qual passou. Registre o relato feito por essa pessoa. 
Transforme esse relato oral em relato escrito. Escolha um título criativo. 

Planejamento: 
➢ Não se esqueça de que relato oral e escrito possuem diferenças importantes. Você deverá fazer a transcrição do relato oral, mantendo a estrutura original do texto. 
➢ Você terá que fazer as alterações necessárias, mas com alguns cuidados: 

• assegurar a articulação entre os fatos relatados, colocando elementos próprios da escrita; 
• retirar as repetições e incertezas da fala.

➢ O relato oral é cheio de gestos e entonação, encontre formas de registrá-los para que o relato escrito não perca o sentido. 
➢ A linguagem deverá ser própria do gênero e de acordo com a proposta solicitada. 
➢ Descreva o lugar, insira adjetivos e outros elementos discursivos, mas cuidado para não perder o foco e a essência do que lhe foi relatado. 
➢ Lembre-se de que o relato é um gênero discursivo no qual são apresentadas as informações referentes a um acontecimento. Pronto para escrever? Depois que você terminar, peça à pessoa que te contou a situação para ler e reescreva fazendo as alterações, se necessárias.

Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!