Semana 6: Pontuação
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica.
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Morfossintaxe.
HABILIDADE(S): (EF09LP05) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito- -verbo de ligação-predicativo.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Pontuação: vírgula para separar termos da oração. INTERDISCIPLINARIDADE: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.
Sinais de pontuação. Brasil Escola. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/redacao/pontuacao.htm . Acesso em: 20 maio 2021.
1. A notícia divulga um evento online e gratuito que tem como tema a educação. Qual é sua opinião sobre esse fato?
2. No interior da oração, emprega-se a vírgula para separar, numa enumeração, os termos com mesma função sintática; para isolar determinados elementos, como aposto, vocativo, termos repetidos, adjunto adverbial deslocado de sua posição habitual; para separar nomes de lugar, em datas e endereços; para indicar a supressão do verbo; para separar palavras ou expressões explicativas.
a) Explique o uso das vírgulas no seguinte período: “O objetivo é trocar experiências e aproximar gestores escolares, professores, pais e mães de estudantes de todo o país.”
b) A expressão “Entre as palestras” está separada da oração seguinte por meio de vírgula. Por quê?
c) Releia o trecho: “O sociólogo Simon Schwartzman e o cartunista Mauricio de Sousa estão confirmados para o evento, que será online e gratuito”. Por que a oração “que será online e gratuito” está separada por vírgula?
3. Nos dois últimos parágrafos, observamos a ocorrência das aspas. Por que elas são utilizadas?
4. Observe, no texto, as duas ocorrências em que há o emprego de dois-pontos. Justifique cada uma delas.
5. Explique o uso do ponto de interrogação no texto.
6. (UEL-PR – Adaptado) Considere os períodos I, II e III, pontuados de duas maneiras diferentes.
I. Os espectadores saíram, logo o espetáculo foi um fracasso. Os espectadores saíram logo, o espetáculo foi um fracasso.
II. De repente perceberam que estavam brigando à toa. De repente, perceberam que estavam brigando à toa.
III. Os doces visivelmente deteriorados foram postos na lixeira. Os doces, visivelmente deteriorados, foram postos na lixeira.
Com a alteração da pontuação, NÃO houve mudança de sentido SOMENTE em:
a) I
b) I e III
c) II
d) II e III
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