quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia da poesia




14 de março 
 Dia nacional da poesia

Hoje é comemorado e considerado o dia nacional da poesia, pois foi nesta data que nasceu o poeta brasileiro Castro Alves (Curralinho, 14 de março de 1847 — Salvador, 6 de julho de 1871).
Poeta romântico, defensor dos escravos, Antônio Frederico de Castro Alves, nasceu na fazenda Cabaceiras, a sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia.
Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro.



Para comemorar o dia da poesia o blog "Oficina da palavra" homenageia o poeta Vinícius de Moraes( 1913-1980) por seu centenário. Se fosse vivo estaria completando 100 anos.

Poeta, compositor, cantor, diplomata e amante da vida e das mulheres, Vinícius de Moraes fez história na literatura e na música brasileira. 
Suas obras literárias foram marcadas por versos em linguagem mais simples e sensual, por vezes carregadas de temas sociais.

Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.



Na música, no final dos anos 50, lançou com Tom Jobim, João Gilberto e  jovens cantores a Bossa Nova, movimento derivado do samba e com forte influência do jazz. A bossa nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo. Exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius e Tom Jobim.












Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!