segunda-feira, 5 de agosto de 2013

"Projeto de olho no óleo"

O blog "Oficina da Palavra" tem o prazer de divulgar o "Projeto: De olho no óleo" e parabenizar o professor Junior e os demais envolvidos pela iniciativa!

"O "Projeto: De olho no óleo", dos alunos do 3º ano quer informar sobre a maneira correta de se lidar com o óleo. A ideia é conscientizar a população sobre a necessidade de reciclagem do óleo de cozinha.
A simples atitude de  não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. O óleo que muitas vezes acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto.
Além disso, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água - o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e micro organismos. E ele também impermebiliza o solo contribuindo para as enchentes.
O sabão de óleo reciclado é um produto doméstico basicamente para lavar louça. É com essa ideia que podemos diminuir a poluição do meio ambiente."

"Receita de sabão caseiro (indicado para lavar louças)
  • Materiais:
5 litros de óleo
2 litros de água
200 mililitros de amaciante de roupas
1 quilo de soda cáustica em escamas
  • Preparo:
Coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde. Depois, coloque a água fervendo. Mexa até diluir tods as escamas da soda. Adicione o óleo e mexa. Adicione o amaciante e mexa novamente. Jogue a mistura numa fôrma e espere secar. Corte o sabão em barras."

"Atenção! 
A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para a mistura.
Deixe descansar por vinte minutos e com cuidado abra a garrafa, lembrando de manter uma certa distância do rosto. Abra aos poucos para que ocorra a liberação de gases que se formam dentro da garrafa e não tampe novamente."



Fonte: Material informativo distribuído aos alunos e professores. 

Alunos do 3º ano 

Sabão confeccionado pelos alunos do 3º ano. Ele só serve para lavar louças.

Apresentação do projeto



Alunos do 1º turno prestigiando o projeto.

Professor Junior, coordenador do projeto.

Professor Ângelo prestigiando o evento. E não é que ele ficou bem como garoto propaganda do produto.

Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!