segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Atividades do 9º ano - PET Volume 3 - Semana 1

Semana 1: Morfossintaxe; Coesão...................................................................... pág. 2

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica.

OBJETO DO CONHECIMENTO: Morfossintaxe; Coesão.

HABILIDADE: (EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam. / (EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais). / (EF09LP10) Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial. / (EF09LP07A) Comparar o uso de regência verbal e regência nominal na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: Oração subordinada substantiva; conjunções; regência nominal e verbal.

Atividades do 9º ano - Semana 1

01. Qual o assunto tratado na canção?

02. Por que o eu-lírico resolve mudar de postura em relação às pessoas?

03. Em quais versos houve o uso da linguagem informal? Transcreva-os abaixo.

04. Releia os trechos e indique o efeito de sentido decorrente do uso das conjunções em destaque.

a) “Porque a vida é louca, mano, a vida é louca...”

b) “Se você tem boca, aprende a usar...”

 c) “É bruto, mas é com carin...”

d) “Sei do meu valor e a cotação é dólar”

2— Leia o texto a seguir e responda.

01. Há algumas palavras na língua portuguesa que têm a função de conectar orações. Essas palavras estabelecem uma relação de sentido, seja comparar, finalizar, alternar, concluir, adicionar, explicar entre outros. A partir disso, leia os trechos abaixo e indique qual a relação estabelecida pelos termos em destaque nos trechos.

a) “Quando parece que já sabemos direitinho quem somos, um novo dia amanhece e traz hesitação...”

b) “Queria tanto saber quem sou, mas como arriscar uma definição se ainda me restam três ou quatro parágrafos...”

c) “ser procurada por alguém que vai mudar minha vida ou golpeada por uma notícia que me amadurecerá.”

02. Agora, indique as circunstâncias dos advérbios destacados nos trechos.

 a) “Quando parece que já sabemos direitinho quem somos, um novo dia amanhece...”

 b) “E serei um pouco mais (ou um pouco menos) do que sempre fui...”

c) “...eu vou assimilando novos elementos à minha identidade, essa identidade que nunca se conclui.”

3— Leia o texto abaixo e responda.





















01. Leia os trechos abaixo, sublinhe os pronomes presentes e classifique-os.
a) “Por favor, guarde seu tigre no armário.”

b) “No armário?! Ele vai ficar sem ar!”

 c) “Ufa! Essa foi por pouco!”

02. Reescreva as falas abaixo, adequando as frases e as colocações pronominais à norma culta da língua portuguesa.

a) “Bem, pelo menos coloque ele embaixo da sua cadeira.”

 b) “Nem me fala!”



Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!