Semana 1: Morfossintaxe;
Coesão......................................................................
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UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Morfossintaxe; Coesão.
HABILIDADE: (EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em
produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas)
coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam. / (EF09LP11)
Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial
(conjunções e articuladores textuais). / (EF09LP10) Comparar as regras de
colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro
coloquial. / (EF09LP07A) Comparar o uso de regência verbal e regência nominal
na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Oração subordinada substantiva; conjunções;
regência nominal e verbal.
01.
Qual o assunto tratado na canção?
02.
Por que o eu-lírico resolve mudar de postura em relação às pessoas?
03.
Em quais versos houve o uso da linguagem informal? Transcreva-os abaixo.
04.
Releia os trechos e indique o efeito de sentido decorrente do uso das
conjunções em destaque.
a)
“Porque a vida é louca, mano, a vida é louca...”
b) “Se você tem boca, aprende a usar...”
c) “É bruto, mas é com
carin...”
d) “Sei do meu valor e a cotação
é dólar”
2— Leia o texto a seguir e responda.
01. Há algumas palavras na língua
portuguesa que têm a função de conectar orações. Essas palavras estabelecem uma
relação de sentido, seja comparar, finalizar, alternar, concluir, adicionar,
explicar entre outros. A partir disso, leia os trechos abaixo e indique qual a
relação estabelecida pelos termos em destaque nos trechos.
a) “Quando parece que já sabemos
direitinho quem somos, um novo dia amanhece e traz hesitação...”
b) “Queria tanto saber quem sou, mas como
arriscar uma definição se ainda me restam três ou quatro parágrafos...”
c) “ser procurada por alguém que
vai mudar minha vida ou golpeada por uma notícia que me amadurecerá.”
02. Agora, indique as
circunstâncias dos advérbios destacados nos trechos.
a) “Quando parece que já sabemos direitinho
quem somos, um novo dia amanhece...”
b) “E serei um pouco mais (ou um pouco menos)
do que sempre fui...”
c) “...eu vou assimilando novos
elementos à minha identidade, essa identidade que nunca se conclui.”
3— Leia o texto abaixo e responda.
b) “No armário?! Ele vai ficar
sem ar!”
c) “Ufa! Essa foi por pouco!”
02. Reescreva as falas abaixo,
adequando as frases e as colocações pronominais à norma culta da língua
portuguesa.
a) “Bem, pelo menos coloque ele
embaixo da sua cadeira.”
b) “Nem me fala!”
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