Semana 4: Texto dramático.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Leitura.
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.
HABILIDADE(S): (EF67LP29) Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Distinção dos elementos constitutivos do gênero texto dramático, seja em relação à sua forma e aos recursos usados nessa forma de se estruturar (as rubricas, a marcação das personagens, a divisão em cenas e atos etc.), seja em relação ao seu conteúdo (a história que quer "mostrar": quem são essas personagens, que ideias e visões de mundo defendem, como se relacionam, que conflitos são gerados nessa relação etc.).
ATIVIDADES 8º ano
Leia a cena abaixo para responder às questões que se seguem.1. Qual é o fato principal desse texto? Onde,possivelmente, ocorrem os fatos? Qual é, aproximadamente, o tempo de duração dessa cena?
2. No texto teatral, as falas das personagens assumem um papel de destaque na construção da história. Como é reproduzida a fala das personagens: pelo discurso direto e indireto?
3. Embora o narrador esteja ausente, conseguimos ter uma visão ampla acerca das personagens. Que ideia você faz de Tião e Otávio? De que forma as características de cada personagem nos são reveladas, se não há narrador?
4. Há, no texto teatral, alguns trechos em letras de tipo diferente, ou seja, em itálico, como, por exemplo:
TIÃO (irritado) Mas medo de quê, bolas!
OTÁVIO De ser pobre...da vida da gente!
TIÃO (com gesto de quem afasta os pensamentos) Ah! Tou é nervoso...tou apaixonado, pai...Não liga, não!
Qual é a função desses trechos?
5. O texto teatral é escrito para ser representado. Na cena lida, que tipo de variedade linguística predomina? Justifique sua resposta.
A) culto formal B) regional C) culto informal D) popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário