Semana 4: Poema
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Produção de texto.
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Relação entre textos.
HABILIDADE(S): (EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Produção de Poemas. Figuras de linguagem.
ATIVIDADES 9º ANO
Assista ao vídeo e depois leia o poema A onda.
Leia este poema para responder às questões de 1 a 3.
1. O poema de Manuel Bandeira tematiza o movimento da onda, e todo ele, como forma, busca reforçar o conteúdo pelo emprego de recursos visuais e musicais. Que relação mantém o ritmo do poema com o movimento da onda?
2. Destaque do poema exemplos de aliteração, de assonância e de paronomásia.
3. (DEDALUS – 2019) A palavra que serve de base para as variações sonoras:
a) Anda.
b) Onda.
c) Aonde.
d) Ainda.
4. Há, a seguir, alguns versos de poemas. Crie, livremente, um ou mais versos, completando-os. Tente manter o ritmo presente no verso inicial, se possível, e procure completar cada verso com uma ideia inesperada.
- A noite não adormece (Conceição Evaristo).
- Faça sol ou faça tempestade (Adão Ventura).
- Criei com meu sangue meus quilombos (Luiz Silva, Cuti).
- Há uma dor aqui (Nina Rizzi).
- Agora o tempo é um (Elé Semog).
Nenhum comentário:
Postar um comentário