terça-feira, 6 de abril de 2021

PET VOLUME 1 - Semana 4 - 9º ano

Semana 4: Poema

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Produção de texto. 
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Relação entre textos. 
HABILIDADE(S): (EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Produção de Poemas. Figuras de linguagem.

ATIVIDADES 9º ANO 

Assista ao vídeo e depois leia  o poema A onda.


Leia este poema para responder às questões de 1 a 3.
1. O poema de Manuel Bandeira tematiza o movimento da onda, e todo ele, como forma, busca reforçar o conteúdo pelo emprego de recursos visuais e musicais. Que relação mantém o ritmo do poema com o movimento da onda?


2. Destaque do poema exemplos de aliteração, de assonância e de paronomásia.


3. (DEDALUS – 2019) A palavra que serve de base para as variações sonoras:
a) Anda.
b) Onda.
c) Aonde.
d) Ainda.


4. Há, a seguir, alguns versos de poemas. Crie, livremente, um ou mais versos, completando-os. Tente manter o ritmo presente no verso inicial, se possível, e procure completar cada verso com uma ideia inesperada.
  • A noite não adormece (Conceição Evaristo). 
  • Faça sol ou faça tempestade (Adão Ventura). 
  • Criei com meu sangue meus quilombos (Luiz Silva, Cuti). 
  • Há uma dor aqui (Nina Rizzi). 
  • Agora o tempo é um (Elé Semog). 

Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!