segunda-feira, 26 de abril de 2021

SEMANA 3 - PET COMPLEMENTAR – 8º ano

 

TEXTO 02

Alguns contos do escritor Edgar Allan Poe são exemplares para o gênero em questão. Além disso, os filmes de Sherlock Holmes são clássicas narrativas de enigma. A seguir, um excerto em que Holmes e Dr. Watson estão às voltas com o mistério que envolve os uivos do cão, ouvidos no castelo de Baskerville.

O Cão dos Baskervilles

[...] “Onde está ele?”, cochichou Holmes, e eu vi pela expressão de sua voz que ele, o homem de ferro, estava abalado até a alma. “Onde está ele, Watson?”

“Lá, acho eu.” Apontei para a escuridão.

“Não, lá!”

Novamente o grito de agonia passou pela noite silenciosa, mais alto e muito mais perto do que nunca. – E um novo som misturou-se com ele, um troar sussurrado e diminuindo como o murmúrio baixo e constante do mar.

“O cão!”, exclamou Holmes. “Venha, Watson, venha! Deus nos livre de chegarmos tarde demais!” Ele havia começado a correr rapidamente pela charneca, e eu o seguia nos seus calcanhares. Mas agora, de alguma parte por entre o terreno irregular imediatamente à nossa frente, veio o último grito desesperado e depois uma pancada forte e ensurdecedora. Paramos e ficamos ouvindo. Nenhum outro som rompeu o silêncio da noite sem vento.

Sir Arthur Conan Doyle. O Cão dos Baskervilles. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1987


Agora, leia atentamente o fragmento da notícia a seguir. Ela deverá ser o ponto de partida para a escrita do seu conto de enigma.


TEXTO 03

Leia atentamente o fragmento da notícia.

Dedo cai do céu e leva polícia a desvendar crime hediondo
BBC Brasil | 24/03/2011

(...) a pista crucial para elucidar o crime foi o dedo da vítima, que literalmente caiu do céu, possivelmente do bico de um pássaro. O momento em que o pedaço do corpo de Mahmood cai no chão de um estacionamento em Ilford foi registrado em uma câmera de circuito interno de segurança.

O funcionário da limpeza que viu o dedo pensou, a princípio, que se tratasse de um pedaço de frango lançado de alguma janela do prédio de escritórios, que fica a cerca de um quilômetro e meio do local onde Mahmood foi morto.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/  Acesso: junho de 2011 


Proposta: Veja que as informações a respeito dos motivos do crime, dos culpados e dos fatos que levaram um dedo humano a cair do céu não constam no trecho da notícia, acima reproduzido. Imagine, então, que a investigação dessas informações omitidas está sendo narrada em um conto de enigma.

Planejamento:

Comece a planejar seu conto de enigma, respondendo, no caderno, às perguntas abaixo:

1 – Quem/como será a vítima?
2 – Quem será o assassino e qual será seu relacionamento com a vítima?
3 – Como o criminoso executará o crime?
4 – Que pistas ele deixará?
5 – Quem serão os suspeitos?
6 – Qual a motivação do crime?
7 – Que pistas falsas vai haver?
8 – Quem desvendará o crime? Como?


 Fonte: Grupo fechado de atividades compartilhadas no Facebook.


Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!