quarta-feira, 1 de julho de 2020

Atividade do 8º Ano - PET Volume II 1ª Semana

Semana 1: Estratégia de Leitura: sentidos globais do texto

PRÁTICAS DE LINGUAGENS:
Leitura.
OBJETO DE CONHECIMENTO:
Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.

Apreciação e réplica.
HABILIDADE(S): (EF89LP03)  /(EF89LP04) 

ATIVIDADES - SEMANA 1
1 —   Leia com atenção o texto abaixo:



O que posso fazer para evitar a dengue?

Não existe vacina contra a dengue. Os carros chamados “fumacês”, que passam pelas ruas espalhando inseticidas, não são indicados. Eles apenas matam os mosquitos adultos e na verdade, dificilmente conseguem atingi -los. Outros métodos, como inseticidas de tomada, em aerossol ou raquetes elétricas também prometem acabar com o transmissor da doença. Mas nenhum deles consegue ser eficiente o bastante. Eliminar os numerosos mosquitos é uma tarefa muito difícil.

Por isso, a melhor forma de combater a dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos, locais onde eles colocam os ovos e se reproduzem. O Aedes aegypti não deixa seus ovos em qualquer lugar: a fêmea deposita os ovos em partes úmidas de vários recipientes que acumulam água limpa. Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas.
Você imagina onde podem estar esses recipientes? Acredite, eles estão muito próximos de você...

O mosquito transmissor da dengue vive dentro mesmo de nossos lares, escondido sob cadeiras, mesas, armários etc. Dessa forma, os locais que eles utilizam para colocarem seus ovos também fazem parte de nossas casas: são caixas d’água, barris, pratinhos de vasos de plantas, potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados... Tudo muito perto da gente. É por isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.

Denise Moraes. Fragmento do texto: “Dengue é o fim da picada”.

Disponível em:

2 —   Identifique o meio mais eficiente de combate à dengue:

(        )  a aplicação de inseticidas.

(        )  o uso de raquetes elétricas.

(        )  a eliminação dos criadouros dos mosquitos.

3 —   No trecho “[...] dificilmente conseguem atingi-los.”, o vocábulo “los” retoma:

(        )  “Os carros chamados ‘fumacês’”.

(        )  “inseticidas”.

(        )  “os mosquitos adultos”.

4 —   No segmento “[...] é uma tarefa muito difícil.”, “muito” desempenha o papel de:

(        )  explicar.

(        )  intensificar.

(        )  complementar.


Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!