terça-feira, 7 de julho de 2020

Atividade do 9º Ano - PET Volume II 2ª Semana

Semana 2: Leitura: Artigo de opinião 


PRÁTICA DE LINGUAGEM:  Leitura
GÊNERO: Artigo de opinião
OBJETO DE CONHECIMENTO: Efeitos de sentido
HABILIDADE(S): (EF89LP04)
                                                ATIVIDADES - SEMANA 2
1 —   Leia o texto abaixo:
XINGU
Ao sair da sala de cinema, a primeira coisa que me veio à mente foi: “Realmente é uma história que precisava ser contada”. Mais um pouco foi acrescentado na minha auto visão como brasileiro e no meu entendimento de como a história se desdobrou, de fato, fora dos livros escolares.
Como todo filme deve ser, fui levado para uma breve viagem que nos apresenta os irmãos Villas-Boas: Cláudio, Orlando e Leonardo. O desejo de ação e aventura ao entrarem para a expedição de exploração do interior do país acabou por levá-los a uma dura vida, emaranhada por intrigas políticas e abnegação em favor dos índios, mas que acabou por culminar em uma vitória irrevogável: a criação do Parque Nacional do Xingu.
Cao Hamburguer (O ano em que meus pais saíram de férias) percebeu esse peso dramático, importante para a história, ao afastar as suas lentes de um possível filme-documentário. Sua câmera procura as expressões, os sentimentos. Xingu é um filme sobre pessoas, sobre histórias que se entrelaçam e ajudam juntas a contar a história do nosso país. [...]
A produção como um todo agrada. E muito. As locações, fotografia, trilha... Tudo parece cooperar para que a bela história seja contada. [...] Muitas armadilhas foram evitadas, e uma história que se estende por anos foi contada com uma concisão ímpar.
Enfim, é um filme que vale a pena ser conferido. [...]





Disponível em: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/802809 Acesso: 15 jun de 2020.

2 —  O texto lido acima é:

  a) (      ) um editorial
  b) (      ) uma resenha
  c) (   ) uma crônica
  d) (  ) um artigo de opinião

3 —     A voz do autor do texto se faz explicitamente presente na frase:

  a) (   )“Ao sair da sala de cinema, a primeira coisa que me veio à mente foi […]”
  b) (   )“Sua câmera procura as expressões, os sentimentos.”
  c) (   )“Xingu é um filme sobre pessoas, sobre histórias que se entrelaçam [...]”
  d) (   )“Muitas armadilhas foram evitadas [...]”

4 —     No segundo período do texto, o autor:

       a) (     ) compara o filme “Xingu” com outros.
       b) (     ) conta a história do filme “Xingu”.
       d) (     ) avalia o filme “Xingu”.
       d) (     ) explica a criação do Parque Nacional do Xingu.

5 —     No segmento “[...] mas que acabou por culminar em uma vitória irrevogável [...]”, a conjunção “mas” introduz:
a) (     ) a causa de um fato.
b) (     ) a finalidade de um fato.
c) (     )  a consequência de um fato.
d) (     )  a compensação de um fato.

6 —     No trecho “A produção como um todo agrada. E muito.”, o termo “muito” exprime:

a) (     )  comparação
b) (     )  modo
c) (     )  intensidade
d) (     )  tempo

7 —     O adjetivo “bela” caracteriza:

a) (     ) a produção do filme.
b) (     ) a fotografia do filme.
c) (     ) a trilha do filme.
d) (     ) a história do filme.

8 —     Na passagem “Enfim, é um filme que vale a pena ser conferido.”, pode-se inferir que o autor busca:           
a) (     ) informar o leitor.
b) (     ) instruir o leitor.
c) (     ) entreter o leitor.
d) (     ) convencer o leitor.

9 —     Identifique os referentes dos termos sublinhados a seguir:

a) “[...] acabou por levá-los a uma dura vida [...]”

__________________________________________________________

b) “[...] ao afastar as suas lentes de um possível filme-documentário.”

_______________________________________________________________


Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!