terça-feira, 21 de julho de 2020

Atividade do 9º Ano - PET Volume II 4ª Semana

Semana 4: Leitura: Conto 


PRÁTICA DE LINGUAGEM: Leitura
GÊNERO: Contos
OBJETO DE CONHECIMENTO: Efeitos de sentido
HABILIDADE (S): (EF89LP06) Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Reconhecer e compreender o modo como os recursos linguísticos ou de outras linguagens são usados na construção de discursos persuasivos em textos.



ATIVIDADES - SEMANA 4



1 —     Leia este texto e, seguida, responda às questões propostas sobre ele:


Riqueza e Pobreza

Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.
Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
“— Como foi a viagem?”
“— Muito boa, Papai!”
“— Você viu como as pessoas podem ser pobres?”
“— Sim.” Respondeu o menino.
“— E o que você aprendeu?”, o pai perguntou.
O filho respondeu:
“— Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim;
Eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, Eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
“— Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...”.

SILVA, Solimar. Histórias para encantar e desenvolver valores. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2015.


2 —     Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:

3 —     “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:

Nós temos:

Eles têm:

4 —     Releia esta passagem:

“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:

“— Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...”.

Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho. Identifique outros vocábulos que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:

5 —     Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:

6 —     Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:

“— Muito boa, Papai!”

“— Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...”.


7 —     Ocorre a omissão de um termo oracional no seguinte período:

a) “— Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.”.
b) “Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.”.
c) “Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.”.
d) “Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”.


Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!