Semana 1: Diferentes propostas editoriais visando públicos distintos
UNIDADE TEMÁTICA: Leitura.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos; Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital; Reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero. (Lei, código, estatuto, regimento etc.).
HABILIDADE: (EF08LP01) / (EF69LP20A) / (EF69LP20B)
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Diferentes propostas editoriais visando públicos distintos; Localização de informação, inferências e generalizações, bem como apreciações valorativas.
ATIVIDADES 8º ANO
1 – Leia os textos a seguir e responda às questões.
01. De acordo com o texto 1, o que causou a piora na qualidade da água na baía de Guanabara?
02. O texto 2 menciona qual a quantidade de lixo foi retirada da baía. Que quantidade foi essa?
03. Segundo o texto, o que fez com que a quantidade de lixo aumentasse?
04. O que há em comum nas duas notícias?
05. Qual a principal informação tratada no texto 2 que não foi abordada no texto 1?
2 – Leia o texto a seguir e responda às questões.
01. Quem geralmente pesquisaria essa Lei? O que leva uma pessoa a pesquisar essa Lei?
02. A que público se destina essa Lei?
03. Na parte superior do texto, encontramos um número de Lei e uma data. O que podemos perceber sobre essa Lei a partir dessas informações?
04. Essa Lei é válida em todo território nacional ou somente para algumas regiões? Justifique.
05. Qual o significado da palavra “vetado” nos parágrafos 3º e 7º desta Lei?
06. Qual a importância dessa Lei para os estudantes?
07. Você já fez uso dessa Lei em seu dia a dia?
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