Semana 2: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.
UNIDADE TEMÁTICA: Leitura.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; Efeitos de sentido.
HABILIDADE: (EF69LP03) I / (EF69LP04) / (EF69LP42A)
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Identificar marcas de impessoalidade (mais esperada na notícia) e de subjetividade; Analisar como os recursos das várias linguagens atuam na construção do discurso persuasivo.
Atividades 8º ano
1 – Leia os textos abaixo com atenção e faça o que se pede.01. É possível perceber uma crítica nessa tirinha. O que se critica? Quais elementos da tirinha nos fazem perceber a crítica?
02. Na perspectiva da tirinha, qual é a relação dos adolescentes com o celular?03. Nesta tirinha também é possível perceber uma crítica. O que a tirinha critica?
04. Em que quadrinho percebemos a crítica na tirinha?
05. Quais os elementos que o autor utilizou para evidenciar sua crítica?
06. As duas tirinhas criticam aspectos de uma mesma questão social. Você conhece outras tirinhas que também abordam esse tema? Qual é a importância desse gênero textual (tirinha) para a sociedade?
2 – Leia a informação abaixo sobre os efeitos de sentido nos textos publicitários.
Leia o texto a seguir e responda às questões.
01. Que tipo de linguagem esse anúncio utilizou? Se identificou mais de um tipo, qual predomina?
02. Qual o efeito de sentido causado palavra “tamanho”?
03. Qual seria a motivação da empresa ao citar o concorrente em um anúncio?
04. Por que a palavra “evitamos” encontra-se no plural?
3 – Releia o texto da atividade anterior. Em seguida, leia o texto abaixo e responda às questões.
01. Qual a diferença entre a campanha publicitária feita no texto 1 para a campanha feita no texto 2?
02. Qual a linguagem dos textos publicitários foi utilizada no texto 2? Se identificou mais de um tipo, qual predomina?
03. Qual o trecho que evidencia a validade da informação apresentada no texto 2?
Nenhum comentário:
Postar um comentário