Semana 2: Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.
UNIDADE TEMÁTICA: Leitura.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero. (Lei, código, estatuto, código, regimento etc.); Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero; Estratégias e procedimentos de leitura; Relação do verbal com outras semioses; Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.
HABILIDADES: (EF69LP20B) / (EF69LP29) / (EF69LP33)
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Partes essenciais do texto; Leitura de conto, poemas, romances, conto em quadrinhos; Enredo e o foco narrativo; Partes verbais (texto verbal), não-verbais (imagens) e híbridas (imagens e textos verbais de um infográfico).
Atividades 9º ano
ATIVIDADE 1 – Leia o texto abaixo e responda.
01 – Por que os verbos “fala” e “traduz” são diferentes? Qual é o efeito de sentido que cada um causa nessa tirinha? 02 – No trecho “Uau! Agora traduz!”, o termo “agora” imprime que tipo de circunstância?
03 – No terceiro quadrinho, que expressão indica o uso de um registro de linguagem mais informal?
04 –No segundo quadrinho, que tipo de linguagem foi utilizada pelo personagem? Justifique.
ATIVIDADE 2 – Leia os textos e responda.
01 – Sobre qual assunto trata esse texto? 02 – Quais os recursos não-verbais foram utilizados nesse texto?
03 – Quais tipos de gráficos foram utilizados nesse texto?
04 – O que diferencia um infográfico de um texto informativo?
05 – Qual é o gênero desse texto? Quais características você apontaria para justificar sua resposta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário