terça-feira, 20 de outubro de 2020

PET Volume V - 9º ano - 1ª Semana

Semana 1: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura. 
OBJETO DE CONHECIMENTO: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; Efeitos de sentido. 
HABILIDADES: (EF69LP03) / (EF69LP04) 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Leitura de notícias – Fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; Recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras.

ATIVIDADES 9º ANO
01 – Qual a finalidade do texto? 
02 – Segundo o texto, quais são os sinônimos de autocuidado? 
03 – Escolha 5 palavras-chave do texto. Como o próprio nome diz, a escolha dessas palavras dependerá da importância delas no texto: “em torno” delas é que o texto é construído. 
04 –Escreva três ideias fundamentais para o desenvolvimento do texto.
05 –Qual é o assunto tratado no texto? 
06 –Que circunstâncias levaram a realização da pesquisa noticiada? 

2 – Leia a explicação sobre figuras de linguagem, em seguida leia os textos a seguir e responda. 













01 –Leia os textos e indique qual figura de linguagem foi utilizada em cada um deles.
a) Figura de linguagem: 
a) Figura de linguagem: 



a) Figura de linguagem: 

02 – Qual a importância das figuras de linguagem nos textos acima? 
03 – Tente reparar, nos textos que lê no cotidiano, para a escola ou para outras finalidades, se aparecem figuras de linguagem e quais efeitos de sentido elas geram. Dê, pelo menos, dois exemplos:




Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!