Semana 1: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.
UNIDADE TEMÁTICA: Leitura.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; Efeitos de sentido.
HABILIDADES: (EF69LP03) / (EF69LP04)
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Leitura de notícias – Fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; Recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras.
ATIVIDADES 9º ANO
01 – Qual a finalidade do texto?
02 – Segundo o texto, quais são os sinônimos de autocuidado?
03 – Escolha 5 palavras-chave do texto. Como o próprio nome diz, a escolha dessas palavras dependerá
da importância delas no texto: “em torno” delas é que o texto é construído.
04 –Escreva três ideias fundamentais para o desenvolvimento do texto.
05 –Qual é o assunto tratado no texto?
06 –Que circunstâncias levaram a realização da pesquisa noticiada?
2 – Leia a explicação sobre figuras de linguagem, em seguida leia os textos a seguir e responda.
01 –Leia os textos e indique qual figura de linguagem foi utilizada em cada um deles.
a) Figura de linguagem:
a) Figura de linguagem:
03 – Tente reparar, nos textos que lê no cotidiano, para a escola ou para outras finalidades, se aparecem
figuras de linguagem e quais efeitos de sentido elas geram. Dê, pelo menos, dois exemplos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário