Semana 5: Sintaxe de Concordância
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica.
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Morfossintaxe.
HABILIDADE(S): (EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Conhecimentos morfossintáticos relacionados a três classes de palavras (substantivos; adjetivos; verbos) e a modos verbais e categorias gramaticais a elas relacionadas. As concordâncias verbal e nominal, assim como a manutenção e a correlação dos tempos verbais, colaboram para a coesão e a coerência.
INTERDISCIPLINARIDADE: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.
1. O anúncio acima faz parte de uma campanha publicitária em defesa do meio ambiente. Nesse sentido, a linguagem verbal combina-se às imagens, reforçando um apelo à população. O texto do anúncio refere-se, em especial, a que situação?
2. Releia este trecho: “Nós podemos mudar essa situação. O primeiro passo é depositar o lixo no lugar certo”.
a) Quem seria o “nós” a quem o anunciante se dirige?
b) Por que os adjetivos “primeiro” e “certo” estão no masculino singular?
c) Na segunda frase desse trecho, há três ocorrências do artigo definido “o”: “O passo”, “o lixo” e “no lixo” [em+o] lugar certo”. Por que foi empregado o artigo masculino singular definido nos três casos? d) Na primeira frase, por que foi empregado o pronome demonstrativo “essa” no feminino e no singular?3. Leia estas frases, observando os termos destacados:
• Um terço da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas.
• Dois terços da poluição do rio têm origem no lixo jogado nas ruas.
• A terça parte da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas.
Por que o numeral fracionário terço passou a terços na segunda frase e a terça na terceira?
4. Releia estas frases do anúncio: “Um terço da poluição do rio tem origem no lixo jogado nas ruas” e “Sujeira e água não combinam”. Explique por que o verbo “ter” está conjugado na terceira pessoa do singular e o verbo “combinar” está conjugado na terceira pessoa do plural.