segunda-feira, 30 de agosto de 2021

8º ANO - SEMANA 5 - Volume 3

Semana 5: Coerência e a construção de sentidos .

UNIDADE (S) TEMÁTICAS: Análise linguística/semiótica. 
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Estilo. 
HABILIDADE(S): (EF69LP18) Utilizar na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.). 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Uso de recursos textuais que estabeleçam relações adequadas entre as partes do texto, de modo a conferir-lhe legibilidade e tratamento adequado do conteúdo (discussão da questão polêmica, posicionamento assumido e razões apresentadas para tanto). - Coesão e coerência.



1 - Observe que no texto há várias palavras ou expressões destacadas. Qual é a função delas? 

2 - Leia a oração e observe a pontuação: [...] livro era tijolo; em pé, fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. 

a) Agora reescreva a oração retirando as vírgulas e pontos e vírgulas. Tente ler a oração. 
b) A oração continuou com sentido? Justifique.
c) Como a pontuação garante a coesão e coerência do texto? 

3 - A que elemento da oração citado anteriormente a palavra outro se refere? 

4 - Qual enunciado abaixo NÃO apresenta coerência: 

a) ( ) Não estudou nada, portanto não passou na prova. 
b) ( ) Não fale nada, porque ela ficará triste. 
c) ( ) Eu avisei ao aluno que estava doente. 
d) ( ) Tanto ria como chorava. 

5 - Leia a charge abaixo e responda:
a) Qual é a crítica feita pela charge? 

b) Com o que a professora compara “novos softwares”? 

c) Qual é a função do pronome isso? A que ele se refere? 




Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!