Semana 5: Coerência e a construção de sentidos .
UNIDADE (S) TEMÁTICAS: Análise linguística/semiótica.
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Estilo.
HABILIDADE(S): (EF69LP18) Utilizar na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Uso de recursos textuais que estabeleçam relações adequadas entre as partes do texto, de modo a conferir-lhe legibilidade e tratamento adequado do conteúdo (discussão da questão polêmica, posicionamento assumido e razões apresentadas para tanto). - Coesão e coerência.
1 - Observe que no texto há várias palavras ou expressões destacadas. Qual é a função delas?
2 - Leia a oração e observe a pontuação: [...] livro era tijolo; em pé, fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado.
a) Agora reescreva a oração retirando as vírgulas e pontos e vírgulas. Tente ler a oração.
b) A oração continuou com sentido? Justifique.
c) Como a pontuação garante a coesão e coerência do texto? 3 - A que elemento da oração citado anteriormente a palavra outro se refere?
4 - Qual enunciado abaixo NÃO apresenta coerência:
a) ( ) Não estudou nada, portanto não passou na prova.
b) ( ) Não fale nada, porque ela ficará triste.
c) ( ) Eu avisei ao aluno que estava doente.
d) ( ) Tanto ria como chorava.
5 - Leia a charge abaixo e responda:
a) Qual é a crítica feita pela charge?
b) Com o que a professora compara “novos softwares”?
c) Qual é a função do pronome isso? A que ele se refere?
Nenhum comentário:
Postar um comentário