Semana 4: As Classes gramaticais na construção da coesão do texto
UNIDADE (S) TEMÁTICAS: Análise linguística /semiótica.
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Textualização Progressão temática.
HABILIDADE(S): (EF89LP29) utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: - Elementos específicos de coesão, seja referencial, seja sequencial; ou, ainda, o uso de organizadores textuais (os conectivos empregados no interior de e entre frases), por meio de leitura e produção de textos, nos quais seja possível perceber os mecanismos em questão e refletir a seu respeito. - As classes de palavras na construção da coesão textual.
ATIVIDADES
1 - Releia a frase do relato da Maya Gabeira e responda:
[...] Ele falou: “Decide: vai ou não vai? ”
a) Que palavra foi usada para fazer referência ao substantivo Burle que já tinha sido citado antes?
b) A que classe gramatical pertence essa palavra?
c) Por que você acha que ela tenha sido utilizada?
2 - O período abaixo pode ser dividido em duas partes.
Observe. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.
a) Reescreva a segunda parte, substituindo o termo em destaque.
b) Por que você acha que o período não foi escrito da maneira como você colocou na questão anterior?
c) O que pertence a qual classe gramatical?
d) Que elemento da oração citado anteriormente o que substitui?
3 - Releia a frase do relato de Carlos Drummond e observe o termo destacado.
“Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. ”
a) A conjunção nem usada evidencia uma ideia de soma ou oposição entre as ações?
b) Reescreva a frase substituindo a conjunção nem por outra palavra sem alterar o sentido da mesma.
4 - Escreva a frase abaixo e complete-a de modo que fique evidente a que conclusão os rapazes chegaram.
Os amigos de Carlos Drummond conversaram entre si, então _____________________
5 - Agora que você já aprendeu que as classes gramaticais podem ser utilizadas de várias formas, estabelecendo ligações e sentidos entre as frases, responda às questões colocadas no início.
a) O que é coesão textual?
b) Qual sua importância para a construção do texto?
c) Como as classes gramaticais podem auxiliar para que um texto seja coeso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário