segunda-feira, 16 de agosto de 2021

9º Ano - PET Volume 3 - Semana 3

 Semana 3: O texto lírico e as figuras de linguagem

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Leitura. 
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. 
HABILIDADE(S): (EF69LP48X) Reconhecer e interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Leitura de poemas. Figuras de linguagem. Recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações, etc.). 
INTERDISCIPLINARIDADE: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.

1. Identifique, na primeira estrofe, os trechos descritivos que compõem a figura feminina da canção. 

2. Chamamos de conotação a propriedade semântica das palavras que permite que elas assumam sentidos especiais em certos contextos, diferentes do significado com que, em geral, são empregadas. 
a) O que o eu lírico quer dizer quando fala que ela é “Meu negócio da China”? 
b) Qual é o sentido do verso “É louco o efeito dela aqui”? 
c) Qual é o sentido conotativo do verso “Diz que tá gelatina” [...]?
d) Procure explicar a linguagem empregada neste verso: “Ave de rapina e musa pras telona”. Atente nas rimas, recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final dos versos e, às vezes, no interior dos versos. 

3. As figuras de linguagem são estratégias que o orador pode aplicar ao texto para conseguir um determinado efeito na interpretação do leitor. 
a) Qual é o significado do verso “Ela é purpurina”? Identifique a figura de linguagem presente. 
b) No texto da canção, há três comparações. Identifique-as.
c) Qual figura de linguagem presente nos versos “Quer ser minha pequenina e pro mundo grandona”? 

4. Na canção de Emicida, podemos encontrar, além da rima, dois outros recursos sonoros: a aliteração, repetição constante de um mesmo fonema consonantal e a assonância, repetição constante de um mesmo fonema vocálico. Identifique pelo menos um verso em que essas figuras ocorrem. 

5. Você já ouviu a expressão efeito sanfona? Esse termo é usado com sentido conotativo. Marque a alternativa incorreta a respeito de seu significado. 

a) O efeito sanfona, também conhecido como fenômeno do ioiô, ocorre quando o indivíduo perde peso por meio de dieta e, pouco tempo depois, recupera o peso perdido. 
b) No efeito sanfona, a conformação corporal da pessoa sofre frequentes reduções e ganhos de peso. 
c) O efeito sanfona ocorre quando a pessoa, de posse de um fole pregueado, comprime ou distende movimentando o ar, que, ao ser expelido, faz vibrar as lâminas metálicas da palheta. 
d) O efeito sanfona, por analogia, refere-se à perda e ao ganho de peso constantes, é associado ao movimento típico da sanfona, daí o termo efeito sanfona.


REFERÊNCIAS: 

FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; MARUXO JR., José Hamilton. Língua portuguesa: linguagem e interação. Vol. 1, 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. 


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