Semana 4:Sujeito e predicado
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica.OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Morfossintaxe.
HABILIDADE(S): (EF09LP05) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito- -verbo de ligação-predicativo.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Tipos de sujeito. Tipos de predicado. Pontuação: vírgula para separar termos da oração. Predicado verbo-nominal.
INTERDISCIPLINARIDADE: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.
ATIVIDADES
1. No texto, a autora da crônica expressa opiniões pessoais sobre o assunto tratado. O que ela acha da ação de conceder benefícios aos que têm mais de 60 anos?
2. Levando em consideração que sujeito é o elemento de quem se declara algo, responda:
a) Destaque as orações em que o sujeito é indeterminado, ou seja, é aquele que não está explícito na oração, não sendo possível identificá-lo pela desinência verbal. Levante hipóteses, por que se empregou esse tipo de sujeito?
b) No terceiro parágrafo, qual é o sujeito da locução verbal “não deveriam ser impostas”? Qual é seu núcleo e como ele se classifica?
c) Identifique no texto as orações sem sujeito, ou seja, aquelas formadas apenas pelo predicado, cuja declaração não se refere a nenhum ser.
O poema que você vai ler agora é de Mario Quintana e trata da mesma temática do texto anterior.
Envelhecer
Antes todos os caminhos iam
Agora todos os caminhos vêm.
A casa é acolhedora, os livros poucos
e eu mesmo preparo o chá para os fantasmas.
(QUINTANA, Mario. In: Carvalhal, Tânia Franco (Org.) Mario Quintana: poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, p.174.)
3. Com base nos dois primeiros versos, explique o que significa “envelhecer” para o eu lírico. É possível notar um certo pessimismo no modo como o eu lírico encara a velhice? Justifique.
4. Considerando que o predicado é tudo o que se diz sobre o sujeito, responda:
a) No terceiro verso, como se chama o predicado das duas orações? (Note que há a elipse de um dos verbos)
b) No quarto verso, o predicado é verbal ou verbo-nominal? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário