quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

PET Volume VII - 8º ano - 3ª Semana

Semana 3: Morfossintaxe 

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica. Leitura. 
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção, circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero. 
HABILIDADES: (EF08LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação. (EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções. (EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Leitura de texto informativo. Apreensão da organização sintática do texto, percepção do período como agrupamento de orações, com base em dois princípios distintos: a coordenação e a subordinação. Observação da organização sintática do texto e reflexões a respeito, identificando agrupamentos de orações, apreendendo o princípio de sua organização interna e percebendo seu papel na (re) construção dos sentidos do texto.

ATIVIDADES - 8º ano

01 - Leia o texto a seguir.

02 - Responda ao que se pede. 
a) Segundo o texto, o volume de bagagens perdidas nos aeroportos ainda não é alarmante, mas não deixa de ser elevado. Como se explica o desvio de grande número de malas? 
b) Na terceira oração, “ou por erros de percurso”, que sentido expressa a conjunção destacada? 
c) No trecho, “Conforme o check-in avança, os quilos a mais vão se acumulado”. Que outra(s) conjunção(ões) subordinativa(s) pode(m) substituir conforme na oração, conservando o mesmo sentido? Explique. 
d) Transcreva do final do segundo parágrafo a oração introduzida pela conjunção porque. Essa conjunção exprime sentido de causa ou explicação? Por quê?

Você percebeu que ao elaborar um texto, é necessário que seu autor organize as orações e os parágrafos de modo a estabelecer uma sequência coerente. Como vimos, existem palavras que são responsáveis pelas relações de sentido construídas ao longo do texto, como relações de adversidade, de adição, de conclusão, causa, consequência, entre outras. 

03 - Leia os tópicos a seguir para saber mais sobre as conjunções subordinativas.





Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!