Semana 4: Apreciação e réplica
UNIDADE TEMÁTICA: Leitura.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica. Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.
HABILIDADES: (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. (EF69LP48X) Reconhecer e Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Leitura de poemas. Figuras de linguagem. Recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.)
ATIVIDADE - 9º ano
01. Leia o poema a seguir.02. Responda às questões sobre o poema que acabou de ler.
a) No verso “O vento varria os meses”, a passagem do vento é a metáfora de quê?
b) O que a palavra vento simboliza no poema? Qual é a relação entre a ação do vento e da condição do eu lírico?
c) Como são estruturados os versos e as estrofes do poema?
d) Que figuras sonoras estão presentes nos versos “O vento varria as folhas, / O vento varria os frutos, / O vento varria as flores...”? Qual é sua finalidade no poema?
e) O poema apresenta uma construção paralelística. Os versos “E a minha vida ficava/ Cada vez mais cheia” se repetem total ou parcialmente em todas as estrofes. O que essas repetições sugerem no poema? Qual é o efeito da repetição desses versos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário