segunda-feira, 17 de maio de 2021

8º ano - PET VOLUME 2 - Semana 2

Semana 2: Operadores argumentativos

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica. 
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Movimentos argumentativos e força dos argumentos. HABILIDADE(S): (EF89LP23) analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Período composto: Coordenação e subordinação. - Coesão textual: elementos de coesão referencial. - Pronome relativo. - Coesão sequencial. - Conjunções coordenativas e subordinativas.

PARA SABER MAIS
https://www.youtube.com/watch?v=l6Ksxsaq7Ag

ATIVIDADES

1. Leia os trechos a seguir.

I) Eu concordo que os estudantes devem usar o celular na sala de aula uma vez que ele já faz parte do dia a dia do aluno e o uso da tecnologia é imprescindível para que o aprendizado extrapole o ambiente da sala de aula, mas é necessário deixar claro qual é a finalidade e quais são os momentos em que a utilização desse aparelho é propícia em ambiente escolar. 

II) Eu não concordo que os estudantes devem usar o celular na sala de aula, pois tira a atenção deles porque ficam mexendo nas redes sociais e adolescentes não têm limite. 

a) Qual o objetivo das palavras destacadas nos trechos?

b) Na frase I, qual palavra indica que um outro ponto de vista será apresentado? 

c) Circule a palavra ou expressão abaixo que poderia substituir mas na frase I sem alterar o sentido. 

Entretanto – Até mesmo – Dessa forma 

d) Qual palavra ou expressão abaixo poderia ser empregada na frase II, substituindo a conjunção pois e mantendo a mesma relação de sentido? 

Já que - Porém – Contudo

2. Leia o parágrafo abaixo e responda: 

O potencial do celular dentro de uma sala é o estímulo que ele causa nos alunos e a independência e autonomia que desenvolve, colocando-os como coautores do próprio conhecimento. Alunos que se deparam com objetos que já vivenciam fora da escola sentem-se mais seguros e independentes dentro do ambiente escolar e na construção do seu conhecimento, devido à facilidade que têm ao manusear a ferramenta. 
SATURNINO, Letícia. Celular dentro da escola pode sim! Mundo Bit, 2019. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2021. 

a) Que ideia é defendida no parágrafo? 
b) Quais argumentos são usados?
c) Como você vê agora o uso de celular pelas escolas nesse contexto de pandemia?

3. Leia abaixo os trechos do debate entre dois candidatos à eleição presidencial.

Candidato 1: Àquela altura, nós atendíamos às famílias com obrigatoriedade de que cada família colocasse suas crianças nas escolas. Tinham que estar com a carteira de vacinação em dia e com a carteira escolar em dia para poder aprender.
Candidato 2: A minha proposta em relação aos programas sociais é de que eles devem ser estendidos para alcançar a maior parte da população que ainda não foi alcançada.


a) Na fala do candidato 1, a palavra destacada mostra que o debatedor considera a adesão às condições do programa como um dever ou possibilidade? Que palavra reforça esse sentido? Justifique. 

b) Na fala do candidato 2, qual a palavra que ameniza o sentido de fazer alguma coisa por obrigação? 

c) Qual diferença de sentido entre as duas falas? Justifique sua resposta.

 

FONTE: BALTHASAR, Marisa.; GOULART, Shirley. Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
FONTE: BALTHASAR, Marisa.; GOULART, Shirley. Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2018.Adaptado


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