segunda-feira, 24 de maio de 2021

9º ano - PET Volume 2 - Semana 3

Semana 3: O discurso relatado


PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Leitura e produção de texto. 
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Estratégias de leitura. Apreciação e réplica. 
HABILIDADE(S): (EF67LP28X) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos de terror, lendas de variadas culturas, principalmente brasileira (as indígenas, afro-brasileira), contos populares, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Gêneros: Contos, lendas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, crônicas. 
INTERDISCIPLINARIDADE: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.

TEMA: O discurso relatado 

Querido (a) estudante! Nesta semana, além de continuar analisando o gênero narrativo, você estudará dois modos de transmissão ou referência que o narrador faz da fala ou do pensamento das personagens. Boa semana de estudo para você! 

BREVE APRESENTAÇÃO


PARA SABER MAIS: TIPOS de Discurso na Narrativa. Brasil Escola, 2021. Disponível em: https://brasilescola.uol.com/. Acesso em: 30 mar. 2021.

ATIVIDADES 

A verdade sobre os contos de fada é que não sabemos quem os inventou ou de onde eles vêm. É fato que os contos foram contados e repassados por gerações a gerações até o dia em que escritores como os Irmãos Grimm ou Charles Perrault os transcrevem para um livro. Desse modo, por terem sido repassados oralmente por tanto tempo, é esperado que existam diversas versões para um mesmo conto. 

Algumas mudanças acontecem até mesmo em razão da tradução, por exemplo, a Cinderela da versão Perrault veste sapatinhos de cristal, porque ele traduziu erroneamente a palavra vair (pele) como verre (vidro, cristal). 
A VERDADE e a origem dos contos de fadas. Just Lia. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2021. 

Por falar em versões, que tal ler mais uma história com princesas e sapos? 

Outro príncipe sapo   (Jon Scieszka )

Era uma vez um sapo. Certo dia, quando estava sentado na sua vitória-régia, viu uma linda princesa descansando à beira do lago. O sapo pulou dentro da água, foi nadando até ela e mostrou a cabeça por cima das plantas aquáticas. 
– Perdão, ó linda princesa, disse ele com sua voz mais triste e patética. Será que eu poderia contar com a vossa ajuda? 
Assim, ela perguntou:
– O que posso fazer para te ajudar, sapinho? 
– Bem, disse o sapo. Na verdade, eu não sou um sapo, mas um belo príncipe transformado em sapo pelo feitiço de uma bruxa malvada. E esse feitiço só pode ser quebrado pelo beijo de uma linda princesa. 
A princesa pensou um pouco, depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um beijo. 
– Foi só uma brincadeira, disse o sapo. Pulou de volta no lago, e a princesa enxugou a baba de sapo dos seus lindos lábios. 

SCIESZKA, Jon; SMITH, Lane. O Patinho realmente feio e outras histórias malucas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. 

O texto que você acabou de ler também tem como personagens uma princesa e um sapo. Vamos às questões.

1. (ARMAZÉM DO TEXTO – 2018 Adaptada) O conto O outro príncipe sapo e seu conteúdo relatam: a) uma divulgação científica. 
b) um fato ocorrido. 
c) o modo de fazer algo. 
 d) um fato imaginado. 

 2. (ARMAZÉM DO TEXTO – 2018 Adaptada) Podemos dizer que o humor ou a ironia dessa história encontra-se: 
 a) na esperteza do sapo em enganar a princesa. 
b) no jeito do sapo se dirigir a princesa. 
c) no susto da princesa ao ver o sapo. 
d) na voz patética do sapo, ao falar com a princesa. 

3. (ARMAZÉM DO TEXTO – 2018 Adaptada) Releia a passagem a passagem abaixo: – Perdão, ó linda princesa, disse ele com sua voz mais triste e patética. Considerando o contexto da história, qual o significado da palavra “patética”? 

a) comovente. 
b) assustada. 
c) crítica. 
d) animada. 

4. Observe os exemplos abaixo: 
 1. Maria afirmou: “O problema já está resolvido”. (Discurso direto) 
 2. Maria afirmou que o problema já estava resolvido. (Discurso indireto)
Dito isso, reestruture o conto O outro sapo, dando-lhe a forma de discurso indireto, isto é, transmita ao leitor o que as personagens falaram ou pensaram na narrativa

5. O texto que acabou de ler, é constituído predominantemente por palavras concretas.
a) Identifique no conto apresentado exemplos de substantivos. 

b) No trecho “O que posso fazer para te ajudar, sapinho”, qual é o efeito de sentido criado por meio do uso do grau do substantivo? 

REFERÊNCIAS FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; MARUXO JR., José Hamilton. Língua portuguesa: linguagem e interação. Vol. 1, 3. ed. São Paulo: Ática, 2016

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