segunda-feira, 24 de maio de 2021

8º ano - PET Volume 2 - Semana 3

Semana 3: Produção de texto

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Oralidade. 
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados. 
HABILIDADE(S): (EF89LP12A) Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. (EF89LP12B) Participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Vivência de diferentes papéis em um debate regrado: debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador.

TEMA: PRODUÇÃO DE TEXTO

Caro (a) estudante, nessa semana você vai colocar em prática tudo que aprendeu sobre o debate regrado. Hora de planejar e produzir. 

BREVE APRESENTAÇÃO
 
Você aprendeu sobre o gênero textual: debate regrado e os operadores argumentativos. Agora, é sua vez de participar de um debate e expressar seu ponto de vista sobre um tema que costuma despertar opiniões controversas.

PARA SABER MAIS!
MAIS Você. Professores x alunos: debate esquenta sobre o uso de celulares nas escolas, 8 min. Exibição em 8 ago. 2012. Disponível em:<https://globoplay.globo.com/v/2079088/?s=0sAcesso em 27 mar. 2021:

ATIVIDADES 

1. Hora de colocar em prática tudo que você aprendeu sobre o gênero textual debate regrado
O que? 
Planejar e produzir um debate regrado sobre o tema “Uso do celular na escola: amigo ou adversário? ” 

Para quem? 
O público-alvo desse debate deverá ser a comunidade escolar. 
a) Nesse momento você será o mediador, portanto, defina as regras preenchendo o quadro abaixo.

b) Hora de produzir: imagine que você é um dos debatedores. Crie três argumentos que você usaria para defender seu ponto de vista. Não esqueça de usar os operadores argumentativos estudados. 

Argumento 1.

Argumento 2.

Argumento 3.


Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!