segunda-feira, 31 de maio de 2021

9º ano - PET Volume 2 - SEMANA 4

Semana 4: Intertextualidade e Interdiscursividade

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica. 
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Marcas linguísticas. Intertextualidade. 
HABILIDADE(S): (EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Comparação das obras literárias entre si e com outras linguagens, identificação das relações intertextuais, a análise dos efeitos de sentido produzidos por elas, implicando, inclusive, o estudo de gêneros multimidiáticos que são uma "resposta" do público em relação às produções baseadas no original, como é o caso do trailer honesto e do vidding (que são produções feitas por fãs das obras de literatura, cinema etc.). 
INTERDISCIPLINARIDADE: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.

TEMA: Intertextualidade e Interdiscursividade 

Prezado (a) estudante! Nesta semana, você vai comparar os textos lidos anteriormente com dois outros tipos de gênero com a finalidade de identificar as estratégias de humor e de ironia apresentadas nas obras. 
Tenha uma boa semana de estudo!

PARA SABER MAIS!
LIMA, Cleane. Intertextualidade. Educa+Brasil, 17 abr. 2019.
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/intertextualidade



ATIVIDADES
 

Uma narrativa pode até se iniciar com “Era uma vez”, mas devemos estar preparados para a compreensão dos efeitos de sentido nos diferentes gêneros textuais. A seguir você terá contato com dois gêneros textuais que desconstroem a ideia do “foram felizes para sempre”, presente na maioria dos contos de fada.

Conto de fadas para mulheres modernas

Luís Fernando Veríssimo

Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre... ... E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: Eu hein?... nem morta! 

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Conto de fadas para mulheres modernas. Educador Antenado, 2021. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2021. 

Leitura realizada, vamos refletir sobre algumas questões do conto? 

1. Compare o Conto de fadas para mulheres modernas, de Luís Fernando Veríssimo, com aqueles lidos nas semanas anteriores.

a) A princesa possui um comportamento típico das protagonistas de contos de fada? Justifique sua resposta. 
b) Para o príncipe, qual é o conceito de felicidade? E na visão da princesa, o que é felicidade?
c) Por que o desfecho do conto lido se diferencia do final de um conto de fadas clássico? 
d) Quais os adjetivos utilizados para definir a princesa? Esses adjetivos condizem com a atitude que ela tem no final do conto? Justifique sua resposta. 

2. Como sabe, quando um texto se refere a outro, ocorre a intertextualidade. Existem, basicamente, dois tipos de intertextualidade: a paráfrase, quando o texto possui as mesmas ideias centrais do texto original; e a paródia, quando o texto possui ideias contrárias às ideias centrais do texto original com o objetivo de fazer-lhe uma crítica. No Conto de fadas para mulheres modernas, podemos identificar qual tipo de intertextualidade? Justifique sua resposta

3. Compare o conto de Luís Fernando Veríssimo com a versão dos Irmãos Grimm, anotando as semelhanças e diferenças entre os dois gêneros.



4. (BEMVIN.ORG-) Qual o dito popular que define melhor a ideia central do conto de Luís Fernando Veríssimo? 

a) Melhor um na mão do que dois voando. 
b) Sempre existe um sapato velho para um pé doente. 
c) Antes só do que mal acompanhada. 
d) Quem ama o feio bonito lhe parece. Leia a tirinha abaixo para responder à próxima questão.

Leia a tirinha abaixo para responder à próxima questão.


5. Qual é o efeito de humor criado pela situação representada na tirinha?

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Esperamos por todos vocês!