segunda-feira, 10 de maio de 2021

PET Volume 2 - Semana 1 - 8º Ano

Semana 1: Gênero textual Debate Regrado

PRÁTICAS DE LEITURA: Oralidade. 
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Movimentos argumentativos e força dos argumentos. Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social. HABILIDADE(S): (EF89LP23) Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados. (EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: - Discussões de temas controversos que tenham relevância social. - Entrevista com colegas da escola. - Debate regrado etc




Assista ao trailer desse filme:


ATIVIDADES

1. O que você entende por debate regrado? Qual é a intenção desse gênero?
2. Por que esse gênero tem o nome de debate regrado?
3. “O debate regrado pertence ao gênero textual oral. ” Justifique a afirmativa explicando a diferença do texto oral e texto escrito.
4. Há diferença entre conversa e debate ? Qual? 
5. Marque a alternativa INCORRETA sobre debate regrado.
a) ( ) O debate tem a finalidade de desenvolver as capacidades argumentativas, além de contribuir para cultivar valores como respeito pela opinião do outro e cuidado com o ato da fala.
b) ( ) Durante o debate não se deve ironizar, gritar, gesticular, nem cortar a palavra do outro.
c) ( ) O debate regrado é proibido durante o período eleitoral.
d) ( ) Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião, argumentar.
6. A partir da imagem podemos definir que as posturas dos debatedores estão corretas? Justifique sua resposta.

Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!