segunda-feira, 30 de novembro de 2020

PROGRAMA SE LIGA NA EDUCAÇÃO

📺 Programação da semana

Semana 30 - 07/12 - 11/12 - Rede Minas

EF - LP - 8º ANO - MODALIZADORES E ADVÉRBIOS

 EF - LP - 9º ANO - MÚSICAS E FIGURAS SONORAS


PET Volume VI - 8º ano - 3º Semana

Semana 3: Figuras de linguagem 

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica. 
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários. Variação linguística. 
HABILIDADES: (EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras; a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos; os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo. (EF69LP55X) Reconhecer, considerando a situação comunicativa, as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Textos jornalísticos narrativos e argumentativos.

Atividades - 8º ano

ATIVIDADE 1 – Leia a informação a seguir sobre figuras de linguagem.
1 – Nos textos abaixo, as figuras de linguagem são fundamentais para a sua construção e para os sentidos que se pretende criar. Leia os textos abaixo e diga qual ou quais figuras de linguagem aparecem em cada um:


2 – Se você precisasse manter os sentidos gerados pelas figuras de linguagem nos textos 1 e 2, mas precisasse mudar as palavras, como faria? Reescreva os trechos nos quais a figura de linguagem aparece, mas utilize outras palavras.
TEXTO 1: _________________________________________________________________
 TEXTO 2: ________________________________________________________________

ATIVIDADE 2 – Leia a informação abaixo sobre variação linguística.


1 – Que tipo de linguagem foi utilizada pelo personagem da tirinha? 
2 – Que fator fez com que essa linguagem fosse empregada? 
3 – Destaque os tipos de alterações notadas em relação ao que é considerado padrão (mudança na forma de pronunciar as palavras, palavras novas, palavras com sentidos diferentes, mudanças na estrutura das palavras e frases, como acréscimo ou supressão de letras, junção de palavras e outras): 
4 – Você nota que as mudanças destacadas na questão anterior também acontecem em sua fala ou no modo de falar das pessoas de sua família ou comunidade? Pode dar um exemplo? 
5 – Transcreva para a norma-padrão as falas ditas pelo personagem Chico Bento na tirinha.

PET Volume VI - 9º ano - 3ª Semana

Semana 3: Expressões denotativas e conotativas.

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica. 
OBJETO DE CONHECIMENTO: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. 
HABILIDADE: (EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras; a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos; os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Expressões denotativas e conotativas.

Atividades - 9º ano

No segundo quadrinho, o termo SPLAT indica 
( ) Aliteração. 
( ) Assonância. 
( ) Onomatopeia.








terça-feira, 24 de novembro de 2020

PET - Volume VI - 9º ano - 2ª Semana

Semana 2: Enredo e o foco narrativo .

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura. 
OBJETO DE CONHECIMENTO: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. 
HABILIDADES: (EF69LP47A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados. (EF69LP47B) Identificar o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Enredo e o foco narrativo.

Atividades - 9º ano

ATIVIDADE 1 – Leia o texto abaixo com atenção e responda.

1 – Como inicia o conflito da narrativa? 
2 – Podemos perceber a passagem do tempo no enredo através de quais elementos/estratégias?
3 – O vocabulário utilizado por Tadeu e Maria Angélica no texto sugere que eles são 
(A) bastante formais. 
(B) casados há pouco tempo. 
(C) fanáticos por futebol. 
(D) um casal normal. 
4 – Retire do texto os verbos que o narrador utiliza para anunciar a fala dos personagens. 
5 – Observe os trechos abaixo e diga qual fala pertence ao narrador e qual fala é a do personagem.
a) “Para evitar brigas, tentavam não vibrar demais quando seus times acertavam um lance...”
b) “Gooooooooool!” 

ATIVIDADE 2 – Leia o texto e responda.
1 – O texto foi escrito em ordem direta ou indireta? 
2 – Há um narrador no texto? Por quê? 
3 – Qual a pontuação predominante nesse texto? Por quê? 
4 – Qual o conflito do texto? 
5 – O texto retrata uma situação que pode ser comum. Você se identifica com a situação? Por quê? Ela soa engraçada. Por quê?


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

PET Volume VI - 8º ano - 2ª Semana

Semana 2: Pronomes 

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica. 
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Textualização. Progressão temática. Modalização. 
HABILIDADE: (EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento. (EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Textos jornalísticos narrativos e argumentativos.

Atividades - 8º ano

ATIVIDADE 1 – Leia a explicação sobre pronomes
.
Leia os textos abaixo com atenção e faça o que se pede.
1 – Observe os trechos abaixo e diga a qual elemento do texto ou a quem se refere cada um dos pronomes destacados. 
a) “...onde medrava tudo para todos, havendo bom tempo.”  
b) “...ao mesmo tempo que não há tempo para fazê-las.” 
c) “...mas ele fugiu a toda.” 

2 – Classifique cada um dos pronomes da questão anterior em pronomes pessoais do caso reto, oblíquo, possessivo, demonstrativo ou relativo. 

3 – No trecho “Quem voltasse do êxodo vinha de alma nova. Quem sobrevivesse à enchente era proclamado herói” há o uso proposital de dois pronomes repetidos. Qual efeito você acha que se queria criar para o leitor? Se trocássemos os pronomes pelos elementos aos quais eles se referem, como ficaria o trecho? 

ATIVIDADE 2 – Leia o texto a seguir e responda às questões.
1 – Retire do texto lido todos os pronomes presentes e transcreva-os abaixo. 
2 – Agora, separe-os de acordo com a tabela.
3 – Qual a importância de se usar os pronomes no texto? 
4 – Por que o texto começa com a expressão “Era uma vez”? Quais outras palavras ou expressões presentes no texto justificam esse início? 

ATIVIDADE 3 – Leia o texto a seguir e responda às questões.
1 – Observe os trechos abaixo e diga a que ideia cada um dos advérbios destacados remete. 
a) “Ipojuca é uma das cidades mais antigas de Pernambuco.”
b) até a presente data não foi descoberto nenhum documento anterior a 1594” 
c) “onde é mencionada pela primeira vez em um documento oficial...” 
d) “Ipojuca sempre foi um dos polos da produção açucareira em Pernambuco.” 

2 – Qual é o propósito comunicativo do texto? 

3 – Caberia iniciar este texto com a expressão “Era uma vez”? Explique. Comente sobre as diferenças de propósito comunicativo dos dois textos ("Dicionário de formas" e "Ipojuca, berço da nacionalidade brasileira).




terça-feira, 17 de novembro de 2020

PET - Volume VI - 9º ano - 1ª Semana



Semana 1: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção.

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura. 
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica. 
HABILIDADES: (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. (EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Leitura de conto e poemas.

Atividades - 9º ano

ATIVIDADE 1 – Leia o texto a seguir e responda.
1 – Sobre qual assunto trata a canção acima? 
2 – A quem Maria da Vila Matilde recorre para resolver sua problemática? 
3 – Relacionando a música à realidade de muitas mulheres, diga quais soluções são possíveis para que problemas como o de Maria não ocorram mais. 

ATIVIDADE 2 – Leia o texto sobre a canção estudada na atividade anterior.
1 – Qual a opinião de Elza Soares em relação à música? 
2 – Você concorda com a opinião da cantora em relação à música? Por quê? 
3 – Por que existe uma necessidade em se falar sobre assuntos como o retratado na canção? 
4 – Quais argumentos validam a importância dessa canção para a sociedade?


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

PET Volume VI - 8º ano - 1ª Semana

Semana 1: Estratégias de leitura.

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura. 
OBJETO DE CONHECIMENTO: Estratégias de leitura. Apreciação e réplica. 
HABILIDADES: (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Procedimentos e estratégias que podem ser usados para compreender e apreciar diferentes gêneros literários.

Atividades - 8º ano

ATIVIDADE 1 – Leia os textos a seguir e responda às questões.
1 – O que gera o conflito no enredo? 
2 – Escreva, com suas palavras o desfecho do texto. 
3 – Agora, descreva com suas palavras, a situação inicial do enredo. 
4 – Marque um x nas características do gênero do texto lido.
( ) É um texto informativo. 
( ) É um texto escrito em prosa. 
( ) O narrador é um narrador-personagem, isto é participa da história. 
( ) Esse texto é um fábula. ( ) A situação inicial envolve os urubus. 
( ) O texto é narrado em 3ª pessoa. 

ATIVIDADE 2 – Leia o texto a seguir e responda.

 
1 – O conflito do texto se dá quando
(A) as pessoas não sabem informar. 
(B) Joana explica melhor que todos. 
(C) o jovem não entende a informação. 
(D) o rapaz quer ir à Diamantina. 

2 – Podemos dizer que o texto lido é narrado em 
(A) 1ª pessoa – o narrador participa dos fatos. 
(B) 1ª pessoa – o narrador não participa dos fatos. 
(C) 3ª pessoa – o narrador participa dos fatos. 
(D) 3ª pessoa – o narrador não participa dos fatos. 

3 – Qual é o propósito comunicativo do texto lido?

terça-feira, 10 de novembro de 2020

PET Volume V - 9º ano - 4ª Semana

Semana 4: Produção de campanha de conscientização

UNIDADE TEMÁTICA: Produção de textos. 
OBJETO DE CONHECIMENTO: Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais. HABILIDADES: (EF69LP09) / (EF09LP03X) 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Produção de campanha de conscientização e Produção de artigos de opinião.

Atividades - 9º ano
ATIVIDADE 1 – Imagine que você é morador de uma comunidade onde os moradores não respeitam a coleta de lixo e acabam jogando sempre lixo na rua. Você precisará fazer uma campanha de conscientização com seus vizinhos. Leia os textos a seguir e responda às questões para servir de inspiração para sua criação.



01 – Compare os três textos, preenchendo a tabela abaixo. 
ATIVIDADE 2 – Agora é hora de você produzir sua própria campanha de conscientização sobre o lixo. Se possível, utilize recortes de revistas e jornais, use a criatividade com diversas fontes de letras e formas coloridas.

ATIVIDADE 3 – Leia as informações sobre o texto argumentativo.
 01 – Agora que você já sabe como estruturar um texto argumentativo. Escreva uma produção textual sobre a problemática do lixo nas ruas, a falta de coleta e a má educação das pessoas em relação ao lixo. Não esqueça de elaborar bem sua tese, de colocar argumentos que validem sua ideia e de apontar uma possível solução para a problemática. Veja também exemplos do gênero textual artigo de opinião em revistas e/ou jornais, como, por exemplo: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/artigo-opiniao.htm

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

PET Volume V - 8º ano - 4ª Semana

Semana 4: Procedimentos de produção textual.

UNIDADE TEMÁTICA: Produção de textos; Análise linguística/semiótica. 
OBJETO DO CONHECIMENTO: Textualização de textos argumentativos e apreciativos; Fono-ortografia. 
HABILIDADES: (EF08LP03) / (EF08LP04).
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Procedimentos de produção textual: definição de contexto de produção, planejamento, produção e revisão; Mobilização de conhecimentos linguísticos e gramaticais específicos na produção de textos.

Atividades - 9º ano

1 – Leia a informação abaixo sobre o gênero artigo de opinião.
01. Agora que você já conhece mais sobre o gênero artigo de opinião, escolha um dos temas abaixo para que você possa escrever o seu artigo. Se possível, pesquise sobre o tema escolhido. 

( ) Vidas negras importam: o movimento que mexeu com o mundo. 
( ) A onda das fakenews e a influência dela na sociedade. 
( ) O impacto da pandemia na vida dos brasileiros. 

2 – Releia as informações sobre o gênero textual artigo de opinião, resgate todas as informações que você possui sobre o tema escolhido e escreva seu texto. Não esqueça de utilizar os modalizadores para enriquecer sua redação e fortalecer sua argumentação. Veja também exemplos desse gênero textual em revistas e/ou jornais, como, por exemplo: 

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

PET 300 - Mão na massa 2: O conto “As margens da alegria”, de Guimarães Rosa




O conto “As margens da alegria”, de Guimarães Rosa, fala de um menino que vive a experiência de viajar de avião. Lendo-se o texto, é possível ver como o menino percebe aquilo que está vivenciando, quais são suas impressões – afinal, pela primeira vez, ele verá o mundo de um outro ângulo, de cima. Veja um trecho do conto:

As margens da alegria (I) 

Esta é a estória. Ia um menino, com os tios, passar dias no lugar onde se construía a grande cidade. Era uma viagem inventada no feliz; para ele, produzia-se em caso de sonho. Saíam ainda com o escuro, o ar fino de cheiros desconhecidos. A mãe e o pai vinham trazê-lo ao aeroporto. A tia e o tio tomavam conta dele, justinhamente. Sorria-se, saudava-se, todos se ouviam e falavam. O avião era da companhia, especial, de quatro lugares. Respondiam-lhe a todas as perguntas, até o piloto conversou com ele. O voo ia ser pouco mais de duas horas. O menino fremia no acorçoo, alegre de se rir para si, confortavelzinho, com um jeito de folha a cair. A vida podia às vezes raiar numa verdade extraordinária. Mesmo o afivelarem-lhe o cinto de segurança virava forte afago, de proteção, e logo novo senso de esperança: ao não-sabido, ao mais. Assim um crescer e desconter-se - certo como o ato de respirar – o de fugir para o espaço em branco. O menino. E as coisas vinham docemente de repente, harmonia prévia, benfazeja, em movimentos concordantes: as satisfações antes da consciência das necessidades. Davam-lhe balas, chicles, à escolha. Solícito de bem-humorado, o tio ensinava-lhe como era reclinável o assento, bastando a gente premer manivela. Seu lugar era o da janelinha, para o móvel mundo. Entregavam-lhe revistas, de folhear, quantas quisesse, até um mapa, nele mostravam os pontos em que ora e ora se estava, por cima de onde. O menino deixava-as, fartamente, sobre os joelhos, e espiava: as nuvens de amontoada amabilidade, o azul de só ar, aquela claridade à larga, o chão plano em visão cartográfica, repartido de roças e campos, o verde que se ia a amarelos e vermelhos e a pardo e a verde; e, além, baixa, a montanha. Se homens, meninos, cavalos e bois - assim insetos? Voavam supremamente. O menino, agora, vivia; sua alegria despedindo todos os raios. Sentava-se, inteiro, dentro do macio rumor do avião: o bom brinquedo trabalhoso. Ainda nem notara que, de fato, teria vontade de comer, quando a tia já lhe oferecia sanduíches. E prometia-lhe o tio as muitas coisas que ia brincar e ver, e fazer e passear, tanto que chegassem. O menino tinha tudo de uma vez, e nada, ante a mente. A luz e a longa-longa-longa nuvem. Chegavam.

Primeiras estórias. João Guimarães Rosa ROSA, João Guimarães. As margens da alegria. In: -----. Primeiras estórias. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.


O texto narrativo relata acontecimentos, mas aprendemos também que esse relato pode ser feito a partir de um ponto de vista, dependendo de quem conta a história. A verdade dos fatos narrados torna-se, então, relativa, porque depende do olhar do observador. 

1 - No texto de Guimarães Rosa, qual o ponto de vista? Quem apresenta os acontecimentos? Quem é o foco dos acontecimentos e como se sente?
2 - Para apresentar ao leitor o que o personagem pensa e sente, o narrador se utiliza de um vocabulário expressivo, capaz de produzir, na mente do leitor, imagens que traduzam o que o personagem vivencia. Tente atribuir sentido aos trechos em destaque: 

a) A tia e o tio tomavam conta dele, justinhamente
b) O menino fremia no acorçoo, alegre de se rir para si, confortavelzinho, com um jeito de folha a cair. 
c) A vida podia às vezes raiar numa verdade extraordinária. 
d) Seu lugar era o da janelinha, para o móvel mundo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

PET 300 - O que é?

Vídeo sobre o que é o PET 300 elaborado pelo Canal Aprecie Arte.

Apreciem!


 

PET 300 - Mão na massa 1: Cruzadinha



COMPONENTE CURRICULAR: INTERDISCIPLINAR
ANO DE ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO.
CARGA HORÁRIA: 100 horas
COMPETÊNCIAS GERAIS DO CRMG DESENVOLVIDAS: Conhecimento — Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Repertório Cultural — Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.




terça-feira, 3 de novembro de 2020

PET Volume V - 9º ano - 3ª Semana

Semana 3: Análise de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios.

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica. 
OBJETO DE CONHECIMENTO: Estilo; Textualização de textos argumentativos e apreciativos; Análise de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios. 
HABILIDADES: (EF69LP17) / (EF69LP27B) 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Figuras de Linguagens e Textos reivindicatórios.

Atividades - 9º ano

ATIVIDADE 1 – Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir.
01 – Qual o fato noticiado?
02 – No trecho “Segundo a equipe da Guarda Ambiental...”, o que quer dizer o termo “segundo”?
03 – Por que esse termo (segundo) é importante para a notícia?
04 – O uso do termo “oriundo” no trecho “O animal é oriundo da mata atlântica e tem cerca de 2 anos de idade.” remete a que verbo?
05 – Qual foi o tom utilizado pelo autor da notícia para relatar um fato repetido? E que termo indica esse tom?
ATIVIDADE 2 – Leia os textos e responda às questões.
01 – Aponte características que permitem inferir que os dois textos são cartas:
02 – Agora, aponte diferenças entre os dois textos:
03 –Qual dos textos é uma Carta de Reclamação e qual deles é uma Carta de Solicitação?
04 – Qual verbo indica que o texto é uma Carta de Solicitação?

PET Volume V - 8º ano - 3ª Semana

Semana 3: Coesão; Modalização

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica. 
OBJETO DO CONHECIMENTO: Coesão; Modalização. 
HABILIDADE: (EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. (EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.). CONTEÚDOS RELACIONADOS: Conhecimentos prévios sobre pronomes relativos e sobre as categorias gramaticais a que essa classe de palavras está associada; Efeitos de sentido produzidos por estratégias argumentativas e/ou de modalização.

Atividades - 8º ano

1 – Leia a informação a seguir sobre pronome relativo.
Leia o texto e responda às questões a seguir.
01. Indique a quem se refere cada um dos pronomes relativos destacados nos trechos
a) “...dano à saúde do trabalhador rural, que, em geral, aplica o produto sem proteção...”
b) “... que ingere vegetais contaminados...”
c) “...dano ao meio ambiente, pela poluição do solo e das águas, que prejudica das minhocas aos peixes.”
02. Poderíamos substituir os pronomes destacados por outros pronomes relativos? Como ficariam as frases?
03. Os pronomes relativos destacados fazem referência a um conjunto de elementos que fazem parte da cadeia produtiva dos alimentos. Qual seria o papel e a importância de cada um desses elementos?
2 – Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir.
01. Preencha o quadro indicando o pronome, se ele é variável ou invariável e a quem ele se refere.
3 – Leia a informação abaixo sobre os modalizadores discursivos.
Leia o texto e responda às questões.
01. Veja as expressões destacadas no texto e classifique a qual modalizador cada um pertence.
02. Qual a importância dos modalizadores para este texto?

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!