Semana 1: Estratégias de leitura.
UNIDADE TEMÁTICA: Leitura.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Estratégias de leitura. Apreciação e réplica.
HABILIDADES: (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Procedimentos e estratégias que podem ser usados para compreender e apreciar diferentes gêneros literários.
Atividades - 8º ano
ATIVIDADE 1 – Leia os textos a seguir e responda às questões.1 – O que gera o conflito no enredo?
2 – Escreva, com suas palavras o desfecho do texto.
3 – Agora, descreva com suas palavras, a situação inicial do enredo.
4 – Marque um x nas características do gênero do texto lido.
( ) É um texto informativo.
( ) É um texto escrito em prosa.
( ) O narrador é um narrador-personagem, isto é participa da história.
( ) Esse texto é um fábula. ( ) A situação inicial envolve os urubus.
( ) O texto é narrado em 3ª pessoa.
ATIVIDADE 2 – Leia o texto a seguir e responda.
1 – O conflito do texto se dá quando
(A) as pessoas não sabem informar.
(B) Joana explica melhor que todos.
(C) o jovem não entende a informação.
(D) o rapaz quer ir à Diamantina.
2 – Podemos dizer que o texto lido é narrado em
(A) 1ª pessoa – o narrador participa dos fatos.
(B) 1ª pessoa – o narrador não participa dos fatos.
(C) 3ª pessoa – o narrador participa dos fatos.
(D) 3ª pessoa – o narrador não participa dos fatos.
3 – Qual é o propósito comunicativo do texto lido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário