segunda-feira, 30 de novembro de 2020

PET Volume VI - 8º ano - 3º Semana

Semana 3: Figuras de linguagem 

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica. 
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários. Variação linguística. 
HABILIDADES: (EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras; a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos; os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo. (EF69LP55X) Reconhecer, considerando a situação comunicativa, as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Textos jornalísticos narrativos e argumentativos.

Atividades - 8º ano

ATIVIDADE 1 – Leia a informação a seguir sobre figuras de linguagem.
1 – Nos textos abaixo, as figuras de linguagem são fundamentais para a sua construção e para os sentidos que se pretende criar. Leia os textos abaixo e diga qual ou quais figuras de linguagem aparecem em cada um:


2 – Se você precisasse manter os sentidos gerados pelas figuras de linguagem nos textos 1 e 2, mas precisasse mudar as palavras, como faria? Reescreva os trechos nos quais a figura de linguagem aparece, mas utilize outras palavras.
TEXTO 1: _________________________________________________________________
 TEXTO 2: ________________________________________________________________

ATIVIDADE 2 – Leia a informação abaixo sobre variação linguística.


1 – Que tipo de linguagem foi utilizada pelo personagem da tirinha? 
2 – Que fator fez com que essa linguagem fosse empregada? 
3 – Destaque os tipos de alterações notadas em relação ao que é considerado padrão (mudança na forma de pronunciar as palavras, palavras novas, palavras com sentidos diferentes, mudanças na estrutura das palavras e frases, como acréscimo ou supressão de letras, junção de palavras e outras): 
4 – Você nota que as mudanças destacadas na questão anterior também acontecem em sua fala ou no modo de falar das pessoas de sua família ou comunidade? Pode dar um exemplo? 
5 – Transcreva para a norma-padrão as falas ditas pelo personagem Chico Bento na tirinha.

Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!