Semana 3: Figuras de linguagem
UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários. Variação linguística.
HABILIDADES: (EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras; a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos; os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo. (EF69LP55X) Reconhecer, considerando a situação comunicativa, as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Textos jornalísticos narrativos e argumentativos.
Atividades - 8º ano
ATIVIDADE 1 – Leia a informação a seguir sobre figuras de linguagem.
1 – Nos textos abaixo, as figuras de linguagem são fundamentais para a sua construção e para os sentidos que se pretende criar. Leia os textos abaixo e diga qual ou quais figuras de linguagem aparecem em cada um:
TEXTO 1: _________________________________________________________________
TEXTO 2: ________________________________________________________________
ATIVIDADE 2 – Leia a informação abaixo sobre variação linguística.
1 – Que tipo de linguagem foi utilizada pelo personagem da tirinha?
2 – Que fator fez com que essa linguagem fosse empregada?
3 – Destaque os tipos de alterações notadas em relação ao que é considerado padrão (mudança na forma de pronunciar as palavras, palavras novas, palavras com sentidos diferentes, mudanças na estrutura das palavras e frases, como acréscimo ou supressão de letras, junção de palavras e outras):
4 – Você nota que as mudanças destacadas na questão anterior também acontecem em sua fala ou no modo de falar das pessoas de sua família ou comunidade? Pode dar um exemplo?
5 – Transcreva para a norma-padrão as falas ditas pelo personagem Chico Bento na tirinha.
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