terça-feira, 24 de novembro de 2020

PET - Volume VI - 9º ano - 2ª Semana

Semana 2: Enredo e o foco narrativo .

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura. 
OBJETO DE CONHECIMENTO: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. 
HABILIDADES: (EF69LP47A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados. (EF69LP47B) Identificar o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Enredo e o foco narrativo.

Atividades - 9º ano

ATIVIDADE 1 – Leia o texto abaixo com atenção e responda.

1 – Como inicia o conflito da narrativa? 
2 – Podemos perceber a passagem do tempo no enredo através de quais elementos/estratégias?
3 – O vocabulário utilizado por Tadeu e Maria Angélica no texto sugere que eles são 
(A) bastante formais. 
(B) casados há pouco tempo. 
(C) fanáticos por futebol. 
(D) um casal normal. 
4 – Retire do texto os verbos que o narrador utiliza para anunciar a fala dos personagens. 
5 – Observe os trechos abaixo e diga qual fala pertence ao narrador e qual fala é a do personagem.
a) “Para evitar brigas, tentavam não vibrar demais quando seus times acertavam um lance...”
b) “Gooooooooool!” 

ATIVIDADE 2 – Leia o texto e responda.
1 – O texto foi escrito em ordem direta ou indireta? 
2 – Há um narrador no texto? Por quê? 
3 – Qual a pontuação predominante nesse texto? Por quê? 
4 – Qual o conflito do texto? 
5 – O texto retrata uma situação que pode ser comum. Você se identifica com a situação? Por quê? Ela soa engraçada. Por quê?


Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!