Semana 3: Coesão; Modalização
UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Coesão; Modalização.
HABILIDADE: (EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. (EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.). CONTEÚDOS RELACIONADOS: Conhecimentos prévios sobre pronomes relativos e sobre as categorias gramaticais a que essa classe de palavras está associada; Efeitos de sentido produzidos por estratégias argumentativas e/ou de modalização.
Atividades - 8º ano
1 – Leia a informação a seguir sobre pronome relativo.
Leia o texto e responda às questões a seguir.
01. Indique a quem se refere cada um dos pronomes relativos destacados nos trechos
a) “...dano à saúde do trabalhador rural, que, em geral, aplica o produto sem proteção...”
b) “... que ingere vegetais contaminados...”
c) “...dano ao meio ambiente, pela poluição do solo e das águas, que prejudica das minhocas aos peixes.”
02. Poderíamos substituir os pronomes destacados por outros pronomes relativos? Como ficariam as frases?
03. Os pronomes relativos destacados fazem referência a um conjunto de elementos que fazem parte da cadeia produtiva dos alimentos. Qual seria o papel e a importância de cada um desses elementos?
2 – Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir.a) “...dano à saúde do trabalhador rural, que, em geral, aplica o produto sem proteção...”
b) “... que ingere vegetais contaminados...”
c) “...dano ao meio ambiente, pela poluição do solo e das águas, que prejudica das minhocas aos peixes.”
02. Poderíamos substituir os pronomes destacados por outros pronomes relativos? Como ficariam as frases?
03. Os pronomes relativos destacados fazem referência a um conjunto de elementos que fazem parte da cadeia produtiva dos alimentos. Qual seria o papel e a importância de cada um desses elementos?
01. Preencha o quadro indicando o pronome, se ele é variável ou invariável e a quem ele se refere.
3 – Leia a informação abaixo sobre os modalizadores discursivos.
Leia o texto e responda às questões.
01. Veja as expressões destacadas no texto e classifique a qual modalizador cada um pertence.
02. Qual a importância dos modalizadores para este texto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário