terça-feira, 17 de novembro de 2020

PET - Volume VI - 9º ano - 1ª Semana



Semana 1: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção.

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura. 
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica. 
HABILIDADES: (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. (EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Leitura de conto e poemas.

Atividades - 9º ano

ATIVIDADE 1 – Leia o texto a seguir e responda.
1 – Sobre qual assunto trata a canção acima? 
2 – A quem Maria da Vila Matilde recorre para resolver sua problemática? 
3 – Relacionando a música à realidade de muitas mulheres, diga quais soluções são possíveis para que problemas como o de Maria não ocorram mais. 

ATIVIDADE 2 – Leia o texto sobre a canção estudada na atividade anterior.
1 – Qual a opinião de Elza Soares em relação à música? 
2 – Você concorda com a opinião da cantora em relação à música? Por quê? 
3 – Por que existe uma necessidade em se falar sobre assuntos como o retratado na canção? 
4 – Quais argumentos validam a importância dessa canção para a sociedade?


Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!