Semana 2: Pronomes
UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Textualização. Progressão temática. Modalização.
HABILIDADE: (EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento. (EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Textos jornalísticos narrativos e argumentativos.
Atividades - 8º ano
ATIVIDADE 1 – Leia a explicação sobre pronomes.
Leia os textos abaixo com atenção e faça o que se pede.1 – Observe os trechos abaixo e diga a qual elemento do texto ou a quem se refere cada um dos pronomes destacados.
a) “...onde medrava tudo para todos, havendo bom tempo.”
b) “...ao mesmo tempo que não há tempo para fazê-las.”
c) “...mas ele fugiu a toda.”
2 – Classifique cada um dos pronomes da questão anterior em pronomes pessoais do caso reto, oblíquo, possessivo, demonstrativo ou relativo.
3 – No trecho “Quem voltasse do êxodo vinha de alma nova. Quem sobrevivesse à enchente era proclamado herói” há o uso proposital de dois pronomes repetidos. Qual efeito você acha que se queria criar para o leitor? Se trocássemos os pronomes pelos elementos aos quais eles se referem, como ficaria o trecho?
ATIVIDADE 2 – Leia o texto a seguir e responda às questões.
1 – Retire do texto lido todos os pronomes presentes e transcreva-os abaixo.
2 – Agora, separe-os de acordo com a tabela.
3 – Qual a importância de se usar os pronomes no texto?
4 – Por que o texto começa com a expressão “Era uma vez”? Quais outras palavras ou expressões presentes no texto justificam esse início?
ATIVIDADE 3 – Leia o texto a seguir e responda às questões.
1 – Observe os trechos abaixo e diga a que ideia cada um dos advérbios destacados remete.
a) “Ipojuca é uma das cidades mais antigas de Pernambuco.”
b) até a presente data não foi descoberto nenhum documento anterior a 1594”
c) “onde é mencionada pela primeira vez em um documento oficial...”
d) “Ipojuca sempre foi um dos polos da produção açucareira em Pernambuco.”
2 – Qual é o propósito comunicativo do texto?
3 – Caberia iniciar este texto com a expressão “Era uma vez”? Explique. Comente sobre as diferenças de propósito comunicativo dos dois textos ("Dicionário de formas" e "Ipojuca, berço da nacionalidade brasileira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário