segunda-feira, 7 de junho de 2021

8º ano - PET Volume 2 - Semana 5

Semana 5: Crônica

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Leitura. 
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Estratégias de leitura Apreciação e réplica. 
HABILIDADE(S): (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Procedimentos e estratégias que podem ser usados para compreender e apreciar diferentes gêneros literários, considerando as suas marcas específicas. Favorecendo a fruição literária - ler sem qualquer compromisso com avaliações ou apresentações formais sobre o texto lido.

TEMA: CRÔNICA 

Caro (a) estudante, nessa semana você vai analisar e reconhecer uma crônica, suas características. 

BREVE APRESENTAÇÃO 

A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma “vida curta”, ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Tipos de crônicas 

Embora seja um texto que faz parte do gênero narrativo (com enredo, foco narrativo, personagens, tempo e espaço), há diversos tipos de crônicas que exploram outros gêneros textuais. Podemos destacar a crônica descritiva e a crônica dissertativa. Além delas, temos:

Crônica Jornalística: mais comum das crônicas da atualidade são as crônicas chamadas de “crônicas jornalísticas” produzidas para os meios de comunicação que utilizam temas da atualidade para fazerem reflexões. Aproxima-se da crônica dissertativa. 
Crônica Histórica: marcada por relatar fatos ou acontecimentos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos. Aproxima-se da crônica narrativa. 
Crônica Humorística: Esse tipo de crônica apela para o humor como forma de entreter o público, ao mesmo tempo que utiliza da ironia e do humor como ferramenta essencial para criticar alguns aspectos seja da sociedade, política, cultura, economia, etc. Importante destacar que muitas crônicas podem ser formadas por dois ou mais tipos, por exemplo: uma crônica jornalística e humorística. 

Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2021. Curiosidade: As crônicas costumam ser publicadas em jornais, revistas e blogs. 

Curiosidade: As crônicas costumam ser publicadas em jornais, revistas e blogs. Muitas vezes, são criadas com base nos mesmos fatos relatados em notícias e reportagens ou apresentados em gêneros opinativos. No entanto, nas crônicas é empregada uma linguagem mais criativa e semelhante a um bate-papo, pois o objetivo principal delas não é informar ou persuadir, mas entreter o leitor, surpreendê-lo com um ponto de vista diferente, encantá-lo com um novo modo de expressar as ideias.

PARA SABER MAIS:
Vídeo “Crônica de Sexta: máscaras em tempos de pandemia”, disponível em: . Acesso em 27 mar. 2021.

Crônica-Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2021.

Crônica. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2021.


ATIVIDADES 

1. Leia a crônica abaixo: 

Trágico acidente de leitura 

Tão comodamente que eu estava lendo, como quem viaja num raio de lua, num tapete mágico, num trenó, num sonho. Nem lia: deslizava. Quando de súbito a terrível palavra apareceu, apareceu e ficou, plantada ali diante de mim, focando-me: ABSCÔNDITO. Que momento passei!... O momento de imobilidade e apreensão de quando o fotógrafo se posta atrás da máquina, envolvidos os dois no mesmo pano preto, como um duplo monstro misterioso e corcunda... O terrível silêncio do condenado ante o pelotão de fuzilamento, quando os soldados dormem na pontaria e o capitão vai gritar: Fogo! 

 QUINTANA, Mario. Nova antologia poética.5.ed. São Paulo:Globo.1995.

2. De acordo com a crônica, responda: 
a) Justifique o título do texto. 

3. Após ler o texto fica claro que o narrador gosta de ler. Comprove esta afirmativa com frases do texto. 

4. Na expressão: “Nem lia: deslizava”, foi usada a linguagem conotativa (sentido figurado) ou denotativa (sentido real)? Justifique sua resposta.

5. No texto a palavra abscôndito aparece em letra maiúscula. O autor fez intencionalmente? Justifique sua resposta. 

Bons estudos!


Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!