segunda-feira, 14 de junho de 2021

8º ano - PET Volume 2 - Semana 6

Semana 6: A crônica e a arte

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Leitura. 
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO: Curadoria de informação. Estratégias de leitura Apreciação e réplica. 
HABILIDADE(S): (EF89LP24X) Realizar pesquisas com autonomia, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes confiáveis abertas ou fechadas, quando possível, contratando dados e informações, identificando coincidências e complementariedades, de modo a filtrar apenas informações reais dos assuntos pesquisados. (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: - Especificidade dos movimentos argumentativos, indicando: (a) que a sustentação de uma posição supõe a apresentação de argumentos que fundamentem a posição defendida; (b) que a refutação implica a desqualificação da posição oposta à defendida no texto; (c) que a negociação requer a criação de um efeito de que o argumentador reconhece o valor de algum aspecto da posição contrária, validando-os, de modo a "quebrar" um pouco a resistência do oponente, aproximando-o da sua posição. - Procedimentos e estratégias que podem ser usados para compreender e apreciar diferentes gêneros literários, considerando as suas marcas específicas. Favorecendo a fruição literária - ler sem qualquer compromisso com avaliações ou apresentações formais sobre o texto lido.


TEMA: A CRÔNICA E A ARTE

Caro (a) estudante, você estudou a crônica, gênero textual que apresenta novas perspectivas sobre fatos cotidianos da vida. Conheça agora Alex Gross (1968), um artista que faz algo semelhante aos autores de crônica, mas por meio de sua pintura.

BREVE APRESENTAÇÃO

Nessa semana você estudará a pintura, em uma exploração voltada à reflexão. O objetivo é contribuir para que você possa fruir manifestações artísticas e construir apreciações significativas. Analisar as características e elementos que constituem a pintura fazendo uma reflexão com a atualidade.

ATIVIDADES 



1. a) Observe com muita atenção todos os detalhes presentes na tela abaixo:
http://www.alexgross.com/paintings/artwork/the-meal.html

b) Assim como uma crônica, o pintor retrata em sua tela uma situação do dia a dia. Descreva que situação é essa. 

c) Observe o olhar fixo dos personagens, o que você acha que eles estão olhando? 

d) Através da pintura A refeição, Alex Gross critica o comportamento das pessoas nos dias de hoje. O que ele critica? Você concorda? Justifique sua resposta

2. Alex Gross é conhecido por fazer uma junção entre o mundo real e um mundo imaginado, fantasioso. Trata-se de um tipo de arte conhecido como surrealismo pop. Nela, ele mistura, por exemplo, elementos tradicionais, como figuras que parecem ter saído de fotografias e estampas antigas, com elementos contemporâneos, como as marcas que remetem ao consumismo. 

De que forma você acha que ele retrata nessa pintura, o mundo de fantasia e, ao mesmo tempo reflete uma visão atual da sociedade? 

3. Se você fosse fazer uma pintura como essa de Alex Gross para representar uma crítica a atualidade, que situação você escolheria? Justifique sua resposta. 


FONTE: ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane. Se liga na língua: leitura, produção de textos e linguagem. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!