terça-feira, 22 de junho de 2021

9º ano - Semana 2 - PET COMPLEMENTAR Volume 2

 Semana 2 - PET COMPLEMENTAR VOLUME 2

UNIDADE TEMÁTICA:Leitura.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Adesão às práticas de leitura.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Adesão às práticas de leitura.
HABILIDADES:
(EF69LP49X) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo que valorizem o homem do campo e desmitifiquem a sua imagem e, receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

Leia o poema de cordel abaixo para responder às questões:

O lugar onde vivo


Oh, meu amado lugar,

Como é bonito te ver!

Contemplar tuas terras 

E o aconchego perceber!

Agora através destes versos

Vou te fazer conhecer!

 

Aqui tem um ar puro,

Que vale a pena respirar.

O ruim é que falta emprego,

Pra alguns adultos trabalhar!

Mas não falta o sorriso,

Dessa gente do meu lugar!

 

Moro no meio do sertão,

Mas barragem tem pra pescar.

Aqui as estradas são de barro,

Mas nela a gente pode brincar.

O povo não tem muito dinheiro,

Mas um bom sorriso sabe dar.

 

O meu lugar é bem simples,

Mas aqui tem um museu!

Onde guarda suas histórias,

Que o tempo envelheceu.

Tem até casa de farinha

Que o sustento nos deu.

 

Quando olho pro passado, 

Vejo que não era diferente.

Casinha simples e pequena

Que abrigava muita gente.

Embora o pouco que tinha,

Todos viviam contentes! 

 

Todo dia no meu sertão,

Vou pra escola e aprendo.

Ouço bem meus professores

Seus conselhos compreendo,

Que estudar é necessário

Pois mudar o mundo pretendo. 

 

O meu lugar para mim

É o melhor espaço que há,

Tem muitas dificuldades,

Um calor que é de amargar, 

Mas meu povo do sertão

Com tudo isso sabe lidar.

 

Vou concluindo meus versos

Pois tenho que terminar,

Mas nesta última estrofe

Uma mensagem tem que ficar

Que não precisa ser rico

Pra felicidade encontrar. 

 

De José Luiz, aluno vencedor em 1º lugar na categoria Poema do estado do Ceará em 2019 na OLP Escrevendo o Futuro – São Gonçalo do Amarante, juntamente com a professora Roberta Sousa.


1. Os textos exercem uma função social específica, nascem a partir de situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. O gênero do texto acima é:
a) cordel.
b) poesia.
c) cantiga.
d) relato.

2-O texto apresenta sentimentos bem definidos pelo eu lírico, desencadeados por descrições e narrativas sobre o lugar onde ele mora. Desse modo, podemos concluir que o tema principal do texto se resume a:
a) saudades da infância.
b) lembranças do sertão.
c) belezas do meu lugar.
d) saudades do passado.

3-O eu lírico manifesta ao leitor um desejo com muita clareza que provocará tomada de decisões no futuro. Esse desejo está contido no verso:
a) “Vou concluindo meus versos”
b) “Vou pra escola e aprendo”
c) “Pois tenho que terminar”
d) “Pois mudar o mundo pretendo.”

4-Agora você será o cordelista. Inspire-se no cordel lido e escreva um contando sobre o lugar que vive!
Não deixe de observar a estrutura. ( Ele é escrito em versos.)

Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!