quarta-feira, 23 de junho de 2021

9º ano - Semana 3 - PET COMPLEMENTAR VOLUME 2

Semana 3 - PET COMPLEMENTAR VOLUME 2

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Marcas linguísticas. Intertextualidade.
HABILIDADES:
(EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.


IMPORTANTE
A intertextualidade é a relação entre dois textos em que um cita o outro. [Quando] há um diálogo entre os dois discursos, dizemos que, além de intertextualidade, existe entre eles também interdiscursividade.

Leia o texto para responder à questão:
:

1. Essa imagem faz referências ao nome de um conhecido filme nacional. Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado de:

a) publicidade.
b) plágio.
c) cópia.
d) intertextualidade.

Leia o texto para responder á questão:


2. Esta imagem foi inspirada na famosa pintura “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Neste caso, ela tem como objetivo:

a) reproduzir as qualidades do original.
b) provocar humor.
c) emocionar o leitor.
d) informar sobre um acontecimento.

Leia e depois resolva à questão:

3-Observe a imagem publicitária. Sobre ela, pode-se afirmar que:

a) há intertextualidade com a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e tem como objetivo emocionar o leitor.
b) a frase sugere que o produto deixa a roupa como uma obra-prima, tal como o quadro de Da Vinci.
c) este tipo de intertextualidade deve ser evitado na publicidade.
d) não há relação entre a imagem e a frase presente no anúncio.

4-Leia e depois resolva à questão:

Nesta publicidade a intertextualidade objetiva

a) convencer o consumidor.
b) iludir o consumir.
c) mostrar o consumo do produto.
d) provar que todos usam o produto.

5-Leia e depois responda:

Provérbios apresentam uma estrutura mais ou menos fixa. Comparando a frase acima com o provérbio “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”, pode-se afirmar que:

a) não ocorre intertextualidade, pois o sentido expresso por essas frases é diferente.
b) algumas palavras foram substituídas por outras, por isso não há intertextualidade.
c) a estrutura da frase é igual a do provérbio, portanto um texto dialoga com o outro.
d) esta frase é uma paródia do provérbio, pois possui caráter irônico e contestador.

https://www.tudosaladeaula.com/2020/08/atividade-simulado-de-portugues.html


Nenhum comentário:

A Escola Estadual Pio XII volta às aulas!

Esperamos por todos vocês!