quinta-feira, 24 de junho de 2021

9º ano - Semana 4 - PET COMPLEMENTAR VOLUME 2

Semana 4 - PET COMPLEMENTAR VOLUME 2

UNIDADE TEMÁTICA:Leitura e interpretação de texto.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Construção composicional.
HABILIDADES:(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Composição dos gêneros jornalísticos narrativos e argumentativos, assim como de entrevistas.
Relacionamento de formas de composição do gênero mencionadas na habilidade às especificidades do campo de atuação em que circulam.

Mude o ritmo


Um motorista está parado no trânsito, um motociclista tenta passar pelo corredor entre os carros e atinge seu retrovisor. É o suficiente para dar início a uma acalorada discussão. A cena é comum, repete-se diariamente e, talvez, já tenha até acontecido com você. Aconteceu em uma manhã de 2013 com uma belo-horizontina de 38 anos, enquanto dirigia com os filhos até o shopping. A diferença nessa história é que ela era cardíaca e a discussão com o motociclista que danificou seu carro a levou a um infarto fulminante (aos que podem estar se perguntando, sim, a história é real e foi noticiada pela imprensa).

Seria esse, então, o valor de uma vida? Um retrovisor? Quando reagimos de forma exacerbada em relação a um problema ou contratempo menor, não nos damos conta de que as consequências podem vir na mesma medida.

Na matéria da capa desta edição, a psicóloga Pakisa Araújo aborda como as pessoas, em geral, perderam a noção entre o que é um fato muito grave, um incidente sério ou uma chatice dessas do dia a dia. Por que parece que, atualmente, esbravejar e xingar tudo e todos é a primeira resposta para qualquer problema?

Com a aceleração constante do mundo moderno, somos bombardeados o tempo inteiro com informações, cobranças, prazos, etc. Tudo isso, sem dúvida, causa um efeito direto no nosso sistema nervoso, nos deixando mais tensos e “em posição de ataque”.

Mas se não podemos desacelerar o mundo, pelo menos podemos tentar levar a nossa vida em um ritmo menos alucinante. É aquele velho clichê do “se quiser mudar o mundo, comece por você”. Pare, respire, olhe à sua volta, admire a beleza do dia, sinta o prazer de estar na companhia de pessoas que você estima. Contemple.

JORNAL Notícia Urgente – Órgão Informativo da Assemp. Editorial. Edição 243, outubro 2014.

Questão 1 – Uma história real, noticiada pela imprensa, foi o ponto de partida para a escrita do texto “Mude o ritmo”. Qual fato, presente nessa história, que motivou o texto?

a) um motociclista tenta uma ultrapassagem em um trânsito parado.
b) um motociclista atinge o retrovisor do carro de uma mulher.
c) uma acalorada discussão entre uma mulher e um motociclista.
d) uma mulher é vítima de um infarto fulminante após discussão com um motociclista.


Questão 2 – “Quando reagimos de forma exacerbada em relação a um problema ou contratempo menor [...]”. O que significa reagir de forma exacerbada?

a) Significa reagir de forma contida.
b) Significa reagir de forma exagerada.
c) Significa reagir de forma imprudente.
d) Significa reagir de forma inesperada.

Questão 3 – Pode-se deduzir que o autor do texto acima considera o fato envolvendo a mulher e o motociclista:

a) muito grave.
b) um incidente sério.
c) uma chatice do dia a dia.
d) de difícil solução.


Questão 4 – Ao final do texto, o autor busca:

a) dar uma ordem ao leitor.
b) informar o leitor.
c) entreter o leitor.
d) aconselhar o leitor.

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